Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Nunes aconselhado a deixar Boulos “falando sozinho”

Coluna foi publicada no domingo (24)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 25/03/2024, 11:53 11:53 h | Atualizado em 01/04/2024, 19:11

Imagem ilustrativa da imagem Nunes aconselhado a deixar Boulos “falando sozinho”
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) foi aconselhado a não entrar em embates verbais com Guilherme Boulos (Psol) |  Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Um neologismo tomou conta, na última semana, das conversas de bastidores da pré-campanha à reeleição de Ricardo Nunes (MDB). Ele passou a ser orientado a “prefeiturar”. A tradução: deixar o gabinete, fazer mais agendas públicas e evitar falar de eleição. Com base nas mais recentes pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo (Datafolha e Paraná Pesquisas), sua equipe concluiu que o prefeito chegará à disputa como favorito. Mas para isso, neste momento, precisa afastar-se do embate direto com os adversários, principalmente Guilherme Boulos (Psol).

A ordem, revelam interlocutores, é “deixar Boulos falar sozinho” porque o eleitorado da capital paulista tenderia a rejeitar os políticos que adotam os ataques verbais.

APLICADO. Seguindo o conselho à risca, a agenda de Ricardo Nunes tem sido para a semana da inauguração do transporte aquático pela Represa Billings e à entrega de novas unidades habitacionais.

ORÁCULO. O presidente Lula é quem vai bater o martelo na escolha do vice na chapa à reeleição de João Campos (PSB). O prefeito do Recife é o gestor de capital mais bem avaliado do País e é cotado para disputar o governo de Pernambuco em 2026. De olho na possibilidade de ficar com a titularidade do cargo, os petistas não abrem mão da cadeira.

INTERESSADOS. O PT articula as chapas num grupo de trabalho. Mas a negociação no Recife envolve Lula para evitar racha na sigla ou intriga com o PSB, como já ocorreu no passado; além da possibilidade de o vice assumir a Prefeitura. Os cotados são o deputado federal Carlos Veras e Mozart Sales, assessor da Secretaria de Relações Institucionais.

CUIDADO. O Hospital Indígena que será construído pelo governo federal em Boa Vista terá peculiaridades inéditas no serviço hospitalar brasileiro. A unidade terá pelo menos duas entradas diferentes para evitar o conflito entre etnias rivais. Há cerca de 15 etnias na região e algumas são de povos de recente contato, o que gera dificuldade de interação.

ACOLHIMENTO. O complexo levará em conta os costumes dos povos indígenas. Contará com redários, áreas de convivência e espaços para rituais. O hospital será construído com recursos do PAC e do Fundo Amazônia.

REAÇÃO. O projeto é uma das estratégias do governo Lula para rebater as críticas ao prolongamento da crise humanitária no território Yanomami. Dados do Ministério da Saúde revelam um aumento do número de mortes na região em 2023 em comparação com 2022, apesar da criação de uma força-tarefa no governo.

COMBINADO. Os líderes partidários fecharam o seguinte acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP): vão trabalhar presencialmente no início da Semana Santa, em ritmo de esforço concentrado até quarta-feira (27).

PARTIU. Mas isso não significa que os congressistas desistiram de ter o tradicional folgão. Eles apenas transferiram para a semana seguinte, que será a última da janela partidária, para acompanharem as mudanças de filiação em suas bases eleitorais. Só voltarão à Brasília no dia 08 de abril.


Pronto, falei!

"Não é necessário criar leis penais mais duras. O pleno cumprimento da legislação existente, dentro dos prazos hoje previstos, seria mais do que suficiente” - Pierpaolo Bottini, advogado e professor da USP

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: