Lula segura Boulos pelas mãos e antecipa disputa em São Paulo
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (14)
Estado de São Paulo
O presidente Lula entrou de cabeça nas articulações para a candidatura de Guilherme Boulos à Prefeitura de São Paulo e vai atuar como seu principal cabo eleitoral já a partir do próximo sábado (16). O petista levará o pré-candidato do Psol a tiracolo no evento de assinatura do contrato de início de obras do empreendimento Copa do Povo, que faz parte Minha Casa, Minha Vida - Entidades.
Habitação é a principal bandeira da campanha de Boulos. E esse será o primeiro ato público do presidente Lula na capital paulista, este ano, ao lado do psolista. Lula e Boulos se reuniram, na quarta-feira (13), em Brasília. O Psol enviou o recado claro ao presidente da República: aceitará a decisão de Lula na composição da chapa.
EMPENHO. Um dos maiores críticos da atual proposta de reforma tributária, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), pediu união de governadores contra a Medida Provisória (MP) das subvenções do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A matéria é prioridade do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pode gerar R$ 35 bilhões de arrecadação em 2024.
ESQUECE. Sem a aprovação da matéria, a equipe econômica sabe que é impossível atingir a meta de déficit fiscal zero. “O governo quer arrancar dinheiro de todo mundo para cumprir o arcabouço fiscal que ele mesmo inventou. Faz isso com a reforma tributária, com a MP 1185. Ninguém está aguentando mais”, disse Caiado à Coluna.
PRIORIDADE. A preocupação do Planalto com a MP da subvenção é tamanha que o próprio presidente Lula chamou o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro Haddad para pressionar pela votação da matéria ainda nesta quinta-feira (14).
QUEM MANDA... Por falar em Lira, ele avisou a lideranças que bancaria a votação do projeto do Novo Ensino Médio após o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), retirar a urgência constitucional da proposta, movimento antecipado pela Coluna. Lira deixou claro a interlocutores o seu desconforto com a atitude de Camilo, alegando que o Executivo não pode decidir a pauta do Legislativo.
... SOU EU. No Senado, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União-AP), é quem manda cada vez mais. Na quarta-feira (13), impediu o acesso de jornalistas à sabatina de Flávio Dino, indicado ao Supremo Tribunal Federal. Davi Alcolumbre é cotado para concorrer à presidência da Casa em 2025.
CÂMERAS. Somente os repórteres cinematográficos puderam entrar. A Secretaria da CCJ disse que esse tipo de decisão já foi tomada em outras ocasiões, mas não soube informar em quais.
INVESTIGAÇÃO. A Polícia Civil do Distrito Federal abriu inquérito para investigar a morte de Cleriston Pereira da Cunha, na penitenciária da Papuda, no dia 20 de novembro. Ele estava preso por envolvimento nos atos de 08 de janeiro, mas tinha parecer de soltura da Procuradoria-Geral da República devido a problemas de saúde.
ANDAMENTO. A informação de abertura de inquérito só foi fornecida pela polícia agora em resposta à notícia crime protocolada pelos deputados Rodolfo Nogueira (PL-MS) e Carla Zambelli (PL-SP) e foi revelada pela Coluna.
Pronto, falei!
"Defendemos uma cesta básica nacional de alimentos isenta, ampla e completa. A prioridade é atender todas as necessidades da população brasileira” - João Galassi, presidente da Associação brasileira de Supermercados
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo