Lula avalia entregar projeto de infraestrutura ao Centrão
Coluna foi publicada nesta segunda-feira (25)
Estado de São Paulo
O governo federal avalia transferir o projeto Calha Norte do Ministério da Defesa, comandado por José Múcio Monteiro, para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, hoje nas mãos de Waldez Goés (sem partido). O Calha Norte é um “queridinho” dos parlamentares para a destinação de emendas. O projeto foi alocado na Defesa em 1985, pelo ex-presidente José Sarney, e nunca saiu de lá. Originalmente, a iniciativa era voltada ao financiamento de infraestrutura para proteção e povoamento das fronteiras. Mas o projeto foi expandido ao longo dos anos por interesses políticos - e hoje embala a construção de moradias até mesmo no Maranhão, que não faz fronteira terrestre com nenhum outro país.
COINCIDÊNCIAS. Ex-governador do Amapá, Waldez é uma indicação do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o parlamentar do Centrão que mais indica emendas ao projeto Calha Norte em todo o Congresso. Influente, ele é visto como um líder informal do governo Lula.
PODE IR. Segundo apurou a coluna, o ministro da Defesa não criou dificuldades para perder o projeto. Ao contrário. Para além da pouca relação do Calha Norte após a “mutação” com sua pasta, Múcio prefere se afastar de projeto que é foco de emendas parlamentares.
EXPLICAÇÃO. A deputada Yandra Moura (União Brasil-SE) articula uma audiência pública na Comissão da Mulher da Câmara para apurar os atos obscenos praticados por alunos da Universidade Santo Amaro (Unisa). O requerimento pede a presença do reitor da universidade, Eloi Francisco Rosa.
INCHAÇO. A base de Lula na CPI do MST prepara um relatório paralelo ao apresentado por Ricardo Salles (PL-SP). No texto, os governistas pedem mais verba para a reforma agrária e mais servidores para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, comandado por Paulo Teixeira (PT).
MEMÓRIA. O relatório governista não propõe indiciamentos, mas resgata denúncias feitas à Câmara e ao Ministério Público contra a base bolsonarista. Cita a apologia da ditadura feita por Salles e a violência de gênero supostamente cometida pelo deputado Tenente-coronel Zucco (Republicanos-RS) contra a colega Sâmia Bomfim (Psol-SP).
BAFAFÁ. Ministros que viajaram com o presidente Lula para Nova Iorque relataram à coluna que o assunto nos bastidores da comitiva foi um só: a possibilidade cada vez maior de o ministro da Justiça, Flávio Dino, ser de fato indicado para o STF.
SEM... Após o PSDB perder o direito a ter estrutura de liderança partidária no Senado, o senador Izalci Lucas (DF) avalia deixar a legenda, o que encolheria a sigla a só um representante na Casa. Só tem direito a liderança partido com pelo menos três senadores. Os tucanos ficaram com dois, Izalci e Plínio Valério (AM), após Alessandro Vieira sair para o MDB.
...NINHO. Sem liderança, os tucanos perdem o privilegiado gabinete no salão azul, ao lado da presidência e do plenário. O local é visto como o Lago Sul (bairro nobre da capital) do Legislativo.
Pronto, falei!
"STF tem maioria contra contestação dos direitos políticos da presidente Dilma, mantidos pelo Senado em 2016, quando defendi: 'além da queda, coice, não'” - Renan Calheiros, senador (MDB-AL)
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo