Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Indicado para Petrobras ainda tem documentação pendente

Jornal A Tribuna | 18/06/2022, 08:47 08:47 h | Atualizado em 18/06/2022, 08:56

Paes de Andrade é Secretário Especial de Desburocratização do ME e foi um dos nomes cogitados após Adriano Pires desistir de assumir a presidência da Petrobras
Paes de Andrade é Secretário Especial de Desburocratização do ME e foi um dos nomes cogitados após Adriano Pires desistir de assumir a presidência da Petrobras |  Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputado
 

O indicado para o comando da Petrobras, Caio Paes de Andrade, foi informado pela empresa na última quarta  de que há documentação pendente na avaliação dele para o cargo de presidente da companhia. A etapa é preliminar e é feita pelas áreas de RH e conformidade. 

Só depois disso, os currículos dele e de outros sete indicados pelo governo para a sucessão no Conselho de Administração serão encaminhados ao Comitê de Pessoas, instituto criado na Lei das Estatais e cujas funções foram detalhadas em decreto assinado pelo próprio Jair Bolsonaro em abril.

A avaliação do processo deles é considerada inicial. Assim, a queda da cabeça da Petrobras, desejada por Bolsonaro e por seus aliados, como Arthur Lira, não é imediata.

FICO. A interlocutores, José Mauro Coelho, atual presidente da companhia, demissionário desde 23 de maio, tem dito que a insistência do governo no sucessor tem colaborado para a sua permanência. Há dúvidas sobre se o currículo de Andrade, que não tem experiência na área de petróleo, passa nas exigências da Lei das Estatais.

DIGA. Procurado, Andrade não negou a comunicação, mas diz que “todos os documentos e informações já foram entregues”. A Petrobras não se manifestou.

TEMPO. A reformulação da Lei das Estatais chegou a ser tratada por Lira em reuniões sobre os reajustes da Petrobras, mas não se sabe se surtiria o efeito desejado: baixar os preços antes da eleição. De toda forma, o clima é adverso para a Petrobras. Relator do projeto que reduz o ICMS de combustíveis, Elmar Nascimento (União-BA) diz que a empresa sentirá “o peso da política”.

A CÉU... Sem se expor ao público em ambientes abertos, Lula optou por fazer aparições dessa natureza em sua passagem pelo Nordeste. Neste sábado, a previsão é que ele vai assistir a uma apresentação de artistas na Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE). Há certa tensão no ar entre petistas.

...ABERTO. Além da preocupação com a segurança, aliados do presidenciável dizem temer possíveis violações das regras do período pré-eleitoral - os políticos ainda não podem pedir voto.

“CHEIO”. Antes de ir à praça, Lula vai participar de ato no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju, onde o público vai passar por detector de metais e revista individual. Petistas estimam a lotação máxima em cerca de 3.000 pessoas, mas o site da empresa que administra o espaço fala em capacidade para 6.500 convidados.

EXPLICA. O deputado Kim Kataguiri (União-SP), que preside a Comissão de Educação da Câmara, fez um requerimento de informações ao Ministério da Educação solicitando explicações sobre notícia publicada pela Coluna, de que Jair Bolsonaro só concluiu a obra de sete escolas iniciadas no seu mandato. A verba é do FNDE, fundo comandado pelo Centrão.

AFETO. Arthur Lira está organizando um jantar, na próxima quarta, em homenagem aos 20 anos de Gilmar Mendes no STF.

Rodrigo Garcia, governador de São Paulo (PSDB)
Rodrigo Garcia, governador de São Paulo (PSDB) |  Foto: Divulgação
  

CLICK.  Rodrigo Garcia, governador de São Paulo (PSDB), ao lado do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), gravou vídeo para anunciar entrega de ambulâncias ao município dentro de um dos veículos.

PRONTO FALEI

"A política imita o futebol: enquanto clubes acham que técnicos portugueses os levam ao sucesso, há quem pense que forasteiros resolvem problemas dos Estados”, Campos Machado, deputado estadual (Avante)

Campos Machado, deputado estadual (Avante)
Campos Machado, deputado estadual (Avante) |  Foto: Divulgação
 
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

MATÉRIAS RELACIONADAS