Hino em linguagem neutra ofusca campanha de Boulos
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (28)
Mal deu tempo de o candidato do Psol à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, comemorar o resultado de sua participação no programa Roda Viva, na noite da segunda (26), e sua campanha já foi atropelada nesta terça (27) pelas bandeiras do próprio partido. A expectativa da equipe do psolista de aproveitar os principais trechos da entrevista nas redes foi frustrada.
A repercussão sobre o Hino Nacional ter sido cantado em linguagem neutra, num comício de Boulos no fim de semana, virou a pauta. Não bastasse a irritação porque o tema ofuscou a agenda positiva, interlocutores reclamaram que a militância do Psol continuou alimentando a polêmica nas redes, mantendo a expressão “todes” entre os assuntos mais comentados.
Chabu. A campanha de Boulos já trocou a produtora de eventos uma vez. Nos bastidores, não se descarta promover uma nova alteração após o episódio do Hino Nacional. Já em relação à mudança de cantoras nos eventos da manhã e da tarde, a resposta foi que estava programada.
Retaliação. O Podemos cortou R$ 900 mil do fundo eleitoral que seriam repassados a Daniel José, deputado federal e candidato a vereador de São Paulo. Foi uma punição após ele declarar apoio a Pablo Marçal (PRTB) na disputa à Prefeitura. O partido apoia Ricardo Nunes (MDB). O parlamentar também será excluído do horário eleitoral gratuito.
Aviso. Nos bastidores, a medida do Podemos foi lida como um recado a todos os candidatos a vereador: quem seguir Daniel José e trocar Nunes por Marçal em São Paulo vai perder recursos do partido. A “desobediência” do deputado foi revelada pela Coluna.
Gringo. As eleições municipais têm sido marcadas pela nacionalização na maioria das capitais. No Recife, porém, o pleito foi até internacionalizado. O candidato a prefeito Gilson Machado (PL) apelou a contatos com Donald Trump e com o príncipe saudita Mohammed bin Salman para se cacifar. E virou meme nas redes.
“Help”. Machado disse que o candidato a presidente dos EUA prometeu a ele um trabalho em parceria. A internet foi tomada por brincadeiras. Uma delas dizia que seria construído um muro entre Recife e Olinda, alusão à bandeira de Trump contra a imigração. Procurado, o ex-ministro não comentou a repercussão.
Mudo. A Acnur, agência da ONU de proteção a refugiados, decidiu silenciar sobre o endurecimento das regras para imigrantes sem visto que chegam ao Brasil. Procurada pela Coluna por dois dias, a Acnur afirmou que não teria uma posição pública.
Fundo... Na reunião com líderes da Câmara, o presidente Lula afirmou que promoverá uma partida de futebol entre integrantes do Planalto e do Congresso. Foi o que bastou para Elmar Nascimento (União) emendar com bom humor ácido: “Desde que Flávio Dino não seja juiz”, brincou, arrancando risos dos pares.
...de verdade. A fala de Elmar reflete a suspeita do Centrão de que Lula e o STF atuaram em tabelinha para frear a execução de emendas impositivas, liminar de Dino confirmada pelo plenário.
Vodcast “Dois Pontos”
"O mundo de hoje demanda descarbonização, segurança hídrica, segurança alimentar e segurança energética. E o Brasil tem vantagens em tudo isso” - Guilherme Mello, secretário nacional de Política Econômica
"O Brasil tem capacidade de produzir produtos verdes como quase nenhum país. Para nós, interessa que mercados fluam com menos intervenção possível” - Jorge Arbache, professor da Universidade de Brasília