Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Governo vai enfrentar pressão do Congresso por Orçamento

Coluna foi publicada no sábado (23)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 25/03/2024, 11:18 11:18 h | Atualizado em 25/03/2024, 11:17

Imagem ilustrativa da imagem Governo vai enfrentar pressão do Congresso por Orçamento
Governo Lula tem como principal "pendência econômica" para 2024 a regulamentação da reforma tributária |  Foto: AGÊNCIA ESTADO

Para além da regulamentação da reforma tributária, o governo Lula tem outra “pendência econômica” para 2024: o futuro da Desvinculação das Receitas da União (DRU). O dispositivo autoriza o Executivo a usar livremente até 30% da arrecadação com tributos que, originalmente, teriam um “carimbo”, ou seja, destino definido por lei. A verba pode inclusive ajudar a fazer superávit primário. Essa “ginástica orçamentária” já foi estendida pelo Congresso várias vezes, e expira em 31 de dezembro se não for renovada. “O debate da DRU deve ser feito para dar autonomia e mudanças de priorização”, diz o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, Danilo Forte (União), sinalizando a ideia de amarrar ainda mais o poder do governo sobre o Orçamento.

No limite. O novo limite da DRU foi estabelecido pela PEC da Transição, um texto articulado pelo próprio presidente Lula antes de tomar posse. Agora, só outra PEC para renovar a medida, neste ano legislativo apertado pelas eleições. Procurado, o Ministério da Fazenda não comentou como vai se posicionar sobre a DRU neste ano.

Costuras. O vice-presidente Geraldo Alckmin recebeu uma delegação da Associação de Livre Comércio da Europa (EFTA), formada por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, interessada em fechar um acordo comercial com o Mercosul.

Tá valendo. Alckmin avança nas tratativas com a EFTA diante do naufrágio do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O presidente da França, Emmanuel Macron, que estará no Brasil na próxima semana, afirmou publicamente que os europeus não pretendem assinar o texto.

Empurrão. Na mira do Centrão e com a gestão criticada até pelo presidente Lula, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, é pressionada a trocar seu secretário executivo, Swedenberger Barbosa. A pasta nega. Mas até no PT há reclamação de que ele não tem mostrado habilidade política para lidar com o Congresso

Poder. Conhecido como Berger, o secretário, porém, tem força no PT. O “número dois” de Nísia foi assessor especial de Lula no segundo governo. Antes disso, atuou como secretário-executivo de José Dirceu na Casa Civil no primeiro governo petista.

Provocação. O deputado estadual Alberto Feitosa (PE), do PL de Bolsonaro, encomendou um boneco do presidente Lula com o corpo de um mosquito Aedes aegypti. Batizou de “presidengue”. O objeto é usado no plenário da Assembleia Legislativa para cobrar ação do governo federal no enfrentamento à dengue.

3 Marinas. A equipe de Guilherme Boulos (Psol) rechaça associar o ato com a ministra Marina Silva, marcado para este sábado (23), ao resultado do Datafolha. Na pesquisa, eleitores teriam confundido a pré-candidata Marina Helena (Novo), que bateu 7%, com a ministra. A pré-campanha diz que o objetivo do evento é levar a pauta ambiental ao debate e fortalecer o elo de Boulos com o governo Lula. A pré-candidata do Novo também quer distância da suposta confusão. Se fosse assim, diz ela, Marina Helou, candidata da Rede em 2020, teria sido beneficiada.

Imagem ilustrativa da imagem Governo vai enfrentar pressão do Congresso por Orçamento
Alexandra Segantin, CEO do Grupo Mulheres do Brasil, se reuniu com a diretora executiva do RenovaBR, Bruna Barros. As duas entidades firmaram parceria de captação e capacitação de mulheres para as eleições de 2024 |  Foto: Divulgação

Para ver, ouvir e pensar

Filme: Oppenheimer

Música: Voando pro Pará, de Joelma

Livro: Forças Armadas e Política no Brasil, de José M. Carvalho

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: