Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Governo deve desistir de recontar os mortos

| 09/06/2020, 07:10 07:10 h | Atualizado em 09/06/2020, 07:15

Após um fim de semana de intensa pressão, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse ao presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Alberto Beltrame, que a proposta de fazer uma recontagem dos mortos pela Covid-19 no País é “página virada”.

O general mantém boa relação com gestores estaduais e fez questão de informar Beltrame pessoalmente. Um novo escrutínio dos dados, muito criticado pelos secretários, foi ideia do empresário Carlos Wizard, que assumiria uma secretaria na Saúde, mas abriu mão do cargo.

Pra quê? “Foi erro técnico e político. Essa confusão aconteceu desnecessariamente. Para arrumar uma curva, não precisa derrubar o site”, lamentou Beltrame.

Ideia. Beltrame sugeriu nova forma de divulgação dos dados. É, basicamente, como o governo tem feito desde que mudou a contagem, mas sem omitir o histórico. Os óbitos ficam contabilizados no dia da morte, não da confirmação. Mas não se “perdem” na contagem.

Refresco. Pela boa relação com Pazuello, a postura dos gestores tem sido a de não jogar fora o bebê com a água do banho. O diálogo é bom e o general resolve os problemas, dizem.

Pimenta. A oposição, claro, não será tão benevolente: o Psol na Câmara representou contra o ministro Pazuello na Comissão de Ética da Presidência.

Tabelinha. Partiu do advogado Walfrido Warde Júnior o pedido para Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, acionar o STF contra a omissão de dados sobre a pandemia da Covid-19 por parte do governo federal.

CLICK. Campeã olímpica, Rafaela Silva (foto) se juntou à campanha pelo projeto que institui auxílio a atletas. O texto é de autoria do deputado Felipe Carreras (PSB-PE).

De olho… O Tribunal de Contas da União (TCU) analisará amanhã a representação do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) sobre os gastos sigilosos no cartão corporativo de Jair Bolsonaro. A ação foi protocolada com base em reportagens do Estadão.

…nos dados. A expectativa é por recomendação para ampliar a transparência. Os indícios: 1) o relator, Vital do Rêgo, submeteu a ação ao plenário; 2) decisão recente pela transparência no caso dos militares que receberam auxílio emergencial indevidamente.

Sem poça. Paulo Guedes mandou recado a empresários: anunciará novidades na área de crédito esta semana. Ele informou que serão feitos aperfeiçoamentos para melhorar a atual situação. O ministro recebeu uma série de vídeos com reclamações do setor porque o dinheiro ainda não está chegando à ponta.

Ei... Ao apresentar projeto de desvinculação dos fundos públicos para Paulo Guedes, o deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE) ouviu do ministro: “Todo mundo vem aqui pedir dinheiro, você foi o primeiro que veio me dar”.

...você aí. A proposta, mais restritiva que a PEC dos Fundos, apresentada ano passado pelo governo, pode liberar R$ 177 bilhões para os cofres da União. A expectativa de Benevides é de votá-la ainda nesta semana.

De olho. A bancada do Novo na Assembleia-SP protocolou, desde março, 38 pedidos de informação para órgãos e secretarias estaduais sobre contratos emergenciais sem licitação. O retorno não tem sido satisfatório: planilhas confusas e respostas evasivas.

Bombou nas redes!

"Dos mesmos produtores de 'Inpe com diretor interino e sem desmatamento', vem aí o 'Ministério da Saúde com ministro interino e sem Covid-19'”

Atila Iamarino, biólogo

SUGERIMOS PARA VOCÊ: