Governo aproveita o feriado para contar votos da reforma
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (03)
Estado de São Paulo
Articuladores do presidente Lula aproveitaram o feriado de Finados, na quinta-feira (02), para conferir com quantos votos o governo conta na reforma tributária. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da proposta, e saiu otimista do encontro. Pelos cálculos ali apresentados, o Planalto tem mais do que os 49 votos necessários no Senado para a aprovação do texto, que deve ser votado no plenário na próxima semana. O cronograma foi acertado entre o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).
O Planalto tem pressa, já que as mudanças feitas por senadores ainda farão a proposta voltar para a Câmara.
META. O Ministério dos Transportes tenta retirar R$ 4 bilhões por ano das costas da União, a partir de 2024. Esta é a expectativa do ministro Renan Filho, que tem projetos para repassar 20 mil km de rodovias à iniciativa privada até o fim do governo, em 2026.
GARANTIA. O assunto será tratado na reunião ministerial desta sexta-feira (03) com o presidente Lula, no Planalto, em meio ao debate sobre a meta fiscal do governo. A pasta de Transportes tenta assegurar pelo menos R$ 21 bilhões de investimentos privados nas futuras concessões.
AQUI NÃO. O ex-senador Telmário Mota, suspeito de mandar matar a mãe de sua filha, pediu desfiliação do Solidariedade em outubro. Telmário era filiado ao PROS, que se fundiu com o Solidariedade. “Ele nos poupou de ter de expulsá-lo”, disse o presidente do partido, Paulo Pereira da Silva.
CAIXEIRO... A agenda do chanceler Mauro Vieira, que por óbvio já inclui diversas viagens ao exterior, foi impactada pela necessidade de sua participação em reuniões para tratar da guerra entre Israel e o Hamas. Em apenas 25 dias, o ministro passou 10 noites dormindo em aviões.
...VIAJANTE. Uma delas foi no voo comercial sem escalas mais longo do mundo, que dura 18 horas e vai de Cingapura a Nova Iorque. Somente no período entre 7 e 31 de outubro, Vieira fez 13 trechos internacionais.
DESAPEGO. O ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski doou 1.583 livros à Biblioteca Nacional, acervo reunido ao longo de seus 17 anos na Corte. São 1.077 livros sobre Direito e 506 de assuntos diversos, como literatura e poesia. O Galope à Beira Mar: Casos e Acasos da Política e Outra Histórias, do ex-presidente José Sarney (MDB), integra a coleção.
NEGÓCIO... Uma comitiva formada por 230 pessoas de 137 empresas brasileiras desembarca neste domingo (05) em Xangai para participar da Missão Prospectiva China 2023. Liderada pela Fiesp, a delegação é a maior desde 2018 e vai visitar a principal feira da China para compra de produtos estrangeiros.
...DA CHINA. Os brasileiros conhecerão a sede da Alibaba, famosa pelo e-commerce. A missão reúne setores de alimentos e bebidas, construção civil, metalurgia, moda e serviços.
Pronto, falei!
"A criação do Ministério da Segurança não está na pauta. Nosso objetivo é identificar ações de responsabilidade do governo federal para conter o crime” - Rui Costa, ministro da Casa Civil
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo