Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Governador bolsonarista abriga aliados de candidato do PT

| 30/05/2022, 09:22 09:22 h | Atualizado em 30/05/2022, 09:22

Um dos pivôs da divergência entre PT e PSB no Rio, o candidato ao Senado André Ceciliano (PT) mantém aliados na gestão do governador bolsonarista Cláudio Castro (PL), que disputa a reeleição com apoio do Palácio do Planalto. O secretário de Obras, Rogério Brandi, foi indicado pelo seu antecessor, o deputado estadual Max Lemos (PROS), cabo eleitoral do petista no Estado. Em 27 de abril, durante evento em Paracambi, reduto eleitoral de Ceciliano, Lemos anunciou obras ao lado do governador e do atual secretário. Nas redes, disse que o Rio "vive um novo momento, fruto do trabalho de Cláudio Castro em parceria com André Ceciliano".

LAÇOS A secretária de Cultura, Danielle Barros, é irmã do deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), um dos chefes do bloco batizado de Castro-Lula, que prega a aliança velada do governador bolsonarista com o PT.

CONHEÇO? À Coluna, Ceciliano negou ter ligação com Danielle e disse que não conhece Brandi. Já o secretário de Obras afirmou que tem uma "relação de amizade de anos" com o petista e que "por conta disso, tem procurado atender a todos os pleitos do parlamento estadual". Procurada, Danielle não se manifestou.

CLICK. Rodrigo Garcia, governador de São Paulo (PSDB) visitou Santa Casa de Fernandópolis com o prefeito André Pessuto (União).

É O CENTRO A aproximação de Ceciliano e Castro incomoda Marcelo Freixo (PSB), que conta com o apoio do PT. Já entre petistas a leitura é a de que o elo com Castro amplia o eleitorado de Lula no Rio para além da esquerda, o que não é um mau negócio.

PREGAÇÃO Assim que voltar do Sul, Lula pedirá ao marqueteiro Sidônio Palmeira que se reúna com seu conselheiro na comunicação com evangélicos, Paulo Marcelo Schallenberger. O objetivo é alinhar uma abordagem da campanha a este segmento, ainda majoritariamente bolsonarista.

PLANO Schallenberger planeja um culto para cerca de mil pessoas na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC com pastores, Lula e Geraldo Alckmin. O petista tratou do assunto na última sexta-feira, 27.

AÇÃO O plano de governo de Simone Tebet (MDB) prevê criação da Secretaria Nacional da Criança e da Juventude, vinculada à Presidência. Hoje, há uma estrutura abaixo do ministro da Cidadania. A ideia é que o governo federal coordene "programas públicos voltados à primeira infância estaduais e municipais".

DEU CIRO A disputa pelo tradicional Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da PUC-SP ganhou contornos de eleição nacional, com filiados do PT rivalizando com a juventude socialista do PDT.

DEU CIRO 2 Fernando Haddad (PT) foi à faculdade na véspera da eleição, há pouco mais de uma semana, e petistas se autointitulavam seguidores de José Dirceu - o político é ex-aluno da PUC. Mas quem levou foi a chapa do PDT, encerrando tradição petista no CA.


Pronto, falei!


"O Márcio França foi muito criticado pelo PT por ser vice do Geraldo. Hoje, o Geraldo é vice do Lula. Não acho que o Márcio deva ceder. Tem que disputar a eleição.”, Rodrigo Agostinho,  deputado federal (PSB-SP)

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: