Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Fundação ligada ao PT cobra novas demissões na Petrobras

Coluna foi publicada no domingo (12)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 13/11/2023, 11:41 11:41 h | Atualizado em 13/11/2023, 11:43

Imagem ilustrativa da imagem Fundação ligada ao PT cobra novas demissões na Petrobras
Coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar afirmou ser inadmissível a manutenção dos cargosde diretores que contribuíram com o programa de privatização da Petrobras |  Foto: Arquivo/AT

A Fundação Única dos Petroleiros (FUP), ligada ao PT, subiu o tom pela demissão de executivos da Petrobras que seriam alinhados ao governo Jair Bolsonaro, e não à política desejada para a estatal pelo presidente Lula. “É inadmissível que pessoas que contribuíram com o programa de privatização da Petrobras no governo anterior continuem em funções gerenciais da empresa”, disse à Coluna o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Entre os diretores citados pelo sindicalista, estão Daniel Pedroso, gerente executivo de Energia Renovável, e Eduardo de Nardi Ros, gerente executivo de Relacionamento com Investidores. Sob Bolsonaro, o primeiro era executivo de Integração de Negócios e Participações e o segundo, de Desenvolvimento Empresarial.

RESPOSTA. Em nota, a Petrobras diz que os indicados a funções gerenciais atendem a requisitos profissionais, técnicos e de integridade e são aprovados pela diretoria executiva e pelo Conselho de Administração. “O processo inclui análises do currículo acadêmico, experiência profissional e cumprimento de determinações legais”, diz a estatal.

NOVOS... O ex-governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) disse a amigos tucanos que encerrou sua vida política. Está cursando uma pós-graduação em Direito Tributário e quer integrar conselhos de empresas.

...RUMOS. Garcia passou um ano nos EUA após deixar o governo paulista, para “descomprimir” da pressão dos mandatos. Mas segue de olho na política. Segundo relatos, ele avalia que Guilherme Boulos (PSOL) vai levar a Prefeitura de São Paulo se a direita não se unir em torno de Ricardo Nunes (MDB).

APURAÇÃO. A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara vai marcar uma audiência pública sobre disputas tributárias que, na prática, tenta um cerco à fabricante de bebidas Ambev. O pedido é de autoria do deputado federal João Carlos Bacelar (PL).

ORIGEM. Como revelou o Estadão, a Receita Federal questiona a Ambev por abater Imposto de Renda pago no exterior da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda pagos mensalmente no Brasil. A Ambev vê a prática como regular, mas a Receita, não.

DEFESA. Ambev afirma seguir “estritamente o que determina a lei” e as regras do mercado. “Somos uma das maiores pagadoras de impostos do Brasil e é natural que existam pontos em que divergimos da interpretação da Receita Federal. Discutimos esses pontos sempre nos fóruns competentes: o Carf e o Judiciário”, ressalta a fabricante de bebidas.

BRIGA... O ministro da Justiça, Flávio Dino, virou pivô de um atrito entre deputados do PL e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). Os parlamentares dizem que, ao “cruzar os braços” diante da recusa de Dino em obedecer à convocação da Comissão de Segurança Pública, Lira fortalece no PL a ideia de lançar candidato à Presidência da Câmara em 2025.

...FRATRICIDA. Esses deputados cobram postura mais firme de Lira para obrigar Dino a comparecer. A comissão marcou nova convocação do ministro para o dia 21 de novembro.


Pronto, falei!

"É inadmissível que a população de São Paulo fique sem energia elétrica por tanto tempo. Ou a empresa Enel melhora seus serviços ou sai” - João Jorge (PSDB), vereador e presidente da CPI da Enel em São Paulo

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: