Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Frente critica Petrobras por pegar carona em pauta ambiental

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (28)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 28/03/2024, 10:33 10:33 h | Atualizado em 28/03/2024, 10:32

Imagem ilustrativa da imagem Frente critica Petrobras por pegar carona em pauta ambiental
Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel, subiu o tom contra a Petrobras pela tentativa de alterar PL |  Foto: Cidulgação / Câmara dos Deputados

O deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel, subiu o tom contra a Petrobras pela tentativa de alterar o projeto de lei “combustível do futuro”. Em tramitação no Senado, o texto eleva o porcentual da mistura do biodiesel ao diesel tradicional.

Na avaliação do parlamentar, a estatal, ao buscar inserir na proposta um estímulo ao seu diesel coprocessado, “quer pegar a onda ambiental e botar o produto dela, como se fosse uma maravilha”. “A Petrobras é uma ótima empresa, então que venda seus coprocessados fósseis. Agora, pegar carona num processo como esse é um gesto de oportunismo e irresponsabilidade, não dá para misturar”, disparou Moreira, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Contexto. O “combustível do futuro” determina a elevação gradual da mistura de biodiesel ao diesel tradicional, de 14% para 20% até 2030. A medida tem apoio do agro, pois a soja é matéria-prima do biodiesel. Mas o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, defende que também haja um porcentual mínimo para o diesel coprocessado, produzido pela estatal. A Petrobras não comentou as críticas de Alceu.

Tira, põe... O governo Lula fez uma “troca de urgências” nas pautas econômicas na Câmara. Depois de tirar da lista a proposta que pune o “devedor contumaz”, pois não tinha voto para aprovar, conferiu urgência ao projeto que cria a Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD).

...deixa ficar. “É fundamental termos um instrumento para baratear o crédito e para impulsionar a indústria como a LCD”, afirmou à Coluna o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

De novo. O Planalto prometeu ao presidente da Câmara, Arthur Lira, que vai estender, mais uma vez, a isenção de visto para turistas dos EUA, Canadá e Japão. O Itamaraty não confirma o acordo relatado pelo deputado Alencar Santana (PT), vice-líder do governo. A tradição diplomática do País é de reciprocidade: ou seja, exige visto de cidadãos de países que fazem o mesmo com brasileiros.

Termos. O acordo foi selado após Lira ter pautado para ontem a votação de um decreto legislativo para derrubar o retorno da exigência do documento, marcada para o dia 10 de abril. O novo prazo de isenção ainda não foi definido.

Na sombra. Os deputados começam nesta quinta (28) o “folgão de Páscoa”, combinado com Arthur Lira. Depois do expediente de segunda a quarta-feira da Semana Santa, eles só terão presença exigida em Brasília no dia 09 de abril.

Passos... Com atraso, a Assembleia Legislativa de São Paulo começa a discutir um projeto que proíbe condenados por racismo e injúria racial de assumirem cargos na administração pública direta e indireta no Estado. Esse impedimento já ocorre em seis Estados: BA, RJ, PB, RN, PE e MS.

...lentos. A autora da proposta, deputada Ediane Maria (Psol), ressalta que o Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta o crescimento de denúncias desse tipo de crime no País. O relator na CCJ é o deputado Reis (PT).

Imagem ilustrativa da imagem Frente critica Petrobras por pegar carona em pauta ambiental
Senador Esperidião Amin (PP-SC) recebeu a vice-governadora de SC, Marilisa Boehm. Ao apresentar os funcionários da Casa, definiu um segurança como “fecha rua”, arrancando risos |  Foto: Agência Senado

Pronto, falei!

"A proibição de cigarros eletrônicos não reduziu o consumo. Ao contrário, houve um aumento exponencial. Ao regular, garantimos segurança e fiscalização” - Rodrigo Marinho, diretor do Instituto Livre Mercado

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: