Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Equipe de Tabata vê cenário polarizado e desconhecimento

Coluna foi publicada nesta terça-feira (12)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 12/03/2024, 10:36 10:36 h | Atualizado em 12/03/2024, 10:36

Imagem ilustrativa da imagem Equipe de Tabata vê cenário polarizado e desconhecimento
Equipe de Tabata (PSB) entende que o principal desafio da pré-candidata em São Paulo é vencer a polarização e o desconhecimento |  Foto: Divulgação

A equipe de pré-campanha de Tabata Amaral (PSB) à Prefeitura de São Paulo fez uma análise detalhada da pesquisa Datafolha divulgada na segunda-feira (11) e chegou à seguinte conclusão: ela tem dois adversários maiores que Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol). A leitura política entre estrategistas de sua candidatura é de que, no momento, seu desafio maior é vencer a polarização e o desconhecimento. A pré-candidata aparece com 8% das intenções de voto. A avaliação interna é de que polarização e a agressividade de um contra o outro pode cansar o eleitorado e favorecer Tabata. Também comemoram por ela ter baixa rejeição, uma vantagem em relação a Nunes e Boulos.

ESPERANÇA. A pesquisa apontou que 53% dos eleitores conhecem Tabata. Mas, nos bastidores de sua campanha, a leitura é de que esse índice pode chegar a 70%. Isso porque 23% dos eleitores consultados dizem já ter ouvido falar de Tabata, mas é comum as pessoas não se sentirem confortáveis para admitir desconhecimento, segundo o entorno dela.

Tudo bem. Já a campanha de Boulos avalia que o fato de Nunes ter chegado a empate técnico com ele se deve ao controle da máquina pública e à propaganda institucional. A campanha comemora os 14% de intenção de voto em Boulos na pesquisa espontânea ante 8% de Nunes.

Fôlego. O clima é de otimismo no MDB, que temia pelo desconhecimento sobre Nunes. “O paulistano está entendendo o grande trabalho dele”, disse o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.

A ver. O Instituto para Desenvolvimento do Varejo disse não conhecer o direcionamento que será dado ao grupo de trabalho criado pelo Ministério das Comunicações, que deve regulamentar entregas de e-commerce para fortalecer os Correios. O fato foi revelado pela Coluna. “Tudo o que for proposto para melhorar a competição, com equidade e menos burocracia, será bem-vindo”, avalia o IDV.

A favor. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresenta relatório favorável nesta terça-feira (12), na comissão de Educação e Cultura do Senado, para criar o Dia Nacional de Combate ao Estupro. O projeto original é da deputada Margarida Salomão (PT-MG). Mas elas divergem sobre a data.

Contra. Margarida indicou 25 de outubro em homenagem à freira Maurina Borges da Silveira, presa e torturada na ditadura. Damares defende que seja em 31 de janeiro, próximo ao carnaval.

Panos… O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo (GO), confirmou à Coluna a intervenção no diretório da sigla em São Paulo e disse que iniciou na segunda-feira (11) uma operação de pacificação na legenda. Na sexta-feira (08) a executiva tucana destituiu, por unanimidade, Marco Vinholi da presidência do PSDB-SP. Ele havia sido eleito dois dias antes.

…quentes. “Estou trabalhando para pacificar de vez. Estou conversando com todos os setores para fazer um consenso, algo que não deu certo até agora”, afirmou Marconi Perillo.

Imagem ilustrativa da imagem Equipe de Tabata vê cenário polarizado e desconhecimento
Rosângela da Silva, primeira-dama, com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e uma delegação de deputadas, foi à Conferência Mundial de Mulheres da ONU, em Nova Iorque, nos EUA |  Foto: Divulgação

Pronto, falei!

"Descentralizar os pontos de comércio internacional será vital para o desenvolvimento regional. Vamos leiloar 35 áreas em portos por todo o País” - Silvio Costa Filho, ministro dos Portos e Aeroportos

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: