Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Embaixador de Israel cobra reação contra fala de Genoino

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (24)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 24/01/2024, 11:39 h | Atualizado em 24/01/2024, 11:39

Imagem ilustrativa da imagem Embaixador de Israel cobra reação contra fala de Genoino
Embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine avaliou como "preocupante e fora da curva" a fala do ex-presidente do PT, José Genoino, que afirmou achar interessante "a ideia de boicote" a "determinadas empresas de judeus" e a "empresas vinculadas ao Estado de Israel" |  Foto: Divulgação

Apesar de as críticas do PT ao Estado de Israel serem constantes e em tom inflamado, a recente manifestação do ex-presidente do partido José Genoino (PT-SP) subiu a um patamar que assustou o embaixador israelense no Brasil. Em entrevista à Coluna do Estadão, Daniel Zonshine avaliou que a fala do petista foi “preocupante e fora da curva”. Ele cobrou posicionamento do governo Lula. “Esperamos uma posição do lado das autoridades contra palavras antissemitas. José Genoino exagerou. Ele não é integrante do governo, mas faz parte do PT (partido do presidente)”, afirmou. No último dia 20, Genoino disse achar interessante “a ideia de boicote” a “determinadas empresas de judeus” e a “empresas vinculadas ao Estado de Israel”.

LIMITES. “Aceitamos críticas contra Israel. Muitas merecemos. Mas pregar boicote contra judeu é demais. Vimos isso no passado e o resultado não era positivo”, ressaltou o embaixador.

PONTE. Zonshine disse que solicitou ao Itamaraty uma audiência com o ministro Mauro Vieira. Ele afirmou querer ampliar o diálogo com o governo brasileiro e também tratar sobre as medidas que vêm sendo adotadas para a libertação de reféns do Hamas. “Precisamos discutir fora das manchetes, de forma aprofundada”, refletiu o embaixador.

NEGATIVA. Procurado pela Coluna, José Genoino negou ser antissemita e enviou nota em que volta a acusar o Estado de Israel de genocídio e insiste no boicote. “Em relação ao termo ‘boicote’, usado por mim, reafirmo que defendo o boicote às empresas que apoiam o governo de Israel na guerra contra o povo palestino”, afirmou.

VACINA. Nas viagens internacionais que fará este ano, o ministro do Turismo, Celso Sabino, vai tentar blindar o setor da crise da segurança pública. Destacará que pesquisa da seguradora americana Berkshire Hathaway Travel Protection aponta o Brasil entre os 15 países mais seguros do mundo para viajar em 2024.

MANTRA. Também pretende repetir à exaustão outras duas informações: que um levantamento da Forbes Advisor pôs o País como principal destino do mundo para o ecoturismo; e o fato de que Belém (PA) será a sede da COP-30, em 2025.

SAIU… O ex-prefeito de Guarulhos (SP), Elói Pietá, pediu desfiliação do PT na terça-feira (23), por não concordar com a forma como o partido escolheu o deputado Alencar Santana para ser o candidato à prefeitura este ano. Ele argumentou que os 25 mil filiados na cidade deveriam escolher no voto, em vez de apenas 35 membros do diretório.

… ATIRANDO. “O partido Republicano dos Estados Unidos está mais democrático do que o PT em Guarulhos, porque lá filiados e simpatizantes votam entre vários candidatos e aqui os filiados foram proibidos de votar”, afirmou à Coluna.

OUTRO LADO. O secretário de organização do diretório do PT em Guarulhos, Marks Oliveira, disse que respeita a decisão de Elói, mas rebateu as críticas. “O PT é o partido mais democrático que existe. E Alencar tem feito um excelente trabalho como vice-líder do governo Lula”, disse.

Imagem ilustrativa da imagem Embaixador de Israel cobra reação contra fala de Genoino
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, participou de reunião com os governadores do Consórcio Brasil Central e firmou parceria com os gestores para adesão ao Plano Brasil Sem Fome |  Foto: Instagram / Wellington Dias

Pronto, falei!

"As empreiteiras têm o direito de pleitear a revisão dos acordos de leniência. Só não se pode aceitar o argumento de que foram coagidas a firmá-los” - Sérgio Rosenthal, advogado

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: