Embaixador de Israel cobra reação contra fala de Genoino
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (24)
Apesar de as críticas do PT ao Estado de Israel serem constantes e em tom inflamado, a recente manifestação do ex-presidente do partido José Genoino (PT-SP) subiu a um patamar que assustou o embaixador israelense no Brasil. Em entrevista à Coluna do Estadão, Daniel Zonshine avaliou que a fala do petista foi “preocupante e fora da curva”. Ele cobrou posicionamento do governo Lula. “Esperamos uma posição do lado das autoridades contra palavras antissemitas. José Genoino exagerou. Ele não é integrante do governo, mas faz parte do PT (partido do presidente)”, afirmou. No último dia 20, Genoino disse achar interessante “a ideia de boicote” a “determinadas empresas de judeus” e a “empresas vinculadas ao Estado de Israel”.
LIMITES. “Aceitamos críticas contra Israel. Muitas merecemos. Mas pregar boicote contra judeu é demais. Vimos isso no passado e o resultado não era positivo”, ressaltou o embaixador.
PONTE. Zonshine disse que solicitou ao Itamaraty uma audiência com o ministro Mauro Vieira. Ele afirmou querer ampliar o diálogo com o governo brasileiro e também tratar sobre as medidas que vêm sendo adotadas para a libertação de reféns do Hamas. “Precisamos discutir fora das manchetes, de forma aprofundada”, refletiu o embaixador.
NEGATIVA. Procurado pela Coluna, José Genoino negou ser antissemita e enviou nota em que volta a acusar o Estado de Israel de genocídio e insiste no boicote. “Em relação ao termo ‘boicote’, usado por mim, reafirmo que defendo o boicote às empresas que apoiam o governo de Israel na guerra contra o povo palestino”, afirmou.
VACINA. Nas viagens internacionais que fará este ano, o ministro do Turismo, Celso Sabino, vai tentar blindar o setor da crise da segurança pública. Destacará que pesquisa da seguradora americana Berkshire Hathaway Travel Protection aponta o Brasil entre os 15 países mais seguros do mundo para viajar em 2024.
MANTRA. Também pretende repetir à exaustão outras duas informações: que um levantamento da Forbes Advisor pôs o País como principal destino do mundo para o ecoturismo; e o fato de que Belém (PA) será a sede da COP-30, em 2025.
SAIU… O ex-prefeito de Guarulhos (SP), Elói Pietá, pediu desfiliação do PT na terça-feira (23), por não concordar com a forma como o partido escolheu o deputado Alencar Santana para ser o candidato à prefeitura este ano. Ele argumentou que os 25 mil filiados na cidade deveriam escolher no voto, em vez de apenas 35 membros do diretório.
… ATIRANDO. “O partido Republicano dos Estados Unidos está mais democrático do que o PT em Guarulhos, porque lá filiados e simpatizantes votam entre vários candidatos e aqui os filiados foram proibidos de votar”, afirmou à Coluna.
OUTRO LADO. O secretário de organização do diretório do PT em Guarulhos, Marks Oliveira, disse que respeita a decisão de Elói, mas rebateu as críticas. “O PT é o partido mais democrático que existe. E Alencar tem feito um excelente trabalho como vice-líder do governo Lula”, disse.

Pronto, falei!
"As empreiteiras têm o direito de pleitear a revisão dos acordos de leniência. Só não se pode aceitar o argumento de que foram coagidas a firmá-los” - Sérgio Rosenthal, advogado