Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

COLUNA DO ESTADÃO

Discurso de pacificação não encontra amparo interno no PT

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (11)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 11/12/2023, 12:31 h | Atualizado em 11/12/2023, 12:34
Coluna do Estadão

Estado de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Discurso de pacificação não encontra amparo interno no PT
Numa manifestação reservada a petistas durante a Conferência Eleitoral do partido, o ex-presidente do PT José Genoino levou a militância da sigla e o terceiro governo Lula ao divã |  Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Numa manifestação reservada a petistas durante a Conferência Eleitoral do partido, o ex-presidente do PT José Genoino levou a militância da sigla e o terceiro governo Lula ao divã. Fez autocríticas, mas saiu em defesa da tática de polarização. “A história desse partido é luta, polarização e enfrentamento”, afirmou. Ele negou a possibilidade de voltar a ser candidato e cobrou do Planalto uma definição de projetos. “Está faltando uma plataforma clara para dizermos 'Lula, estamos contigo, mas...', ou 'Lula, estamos contigo para tal e tal'. Tem que ser assim. Temos que criticar o governo”. Genoino, que foi condenado e preso no mensalão e teve a pena extinta por indulto natalino, ainda teceu críticas à aliança do PT com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Análise. “Tínhamos que ter negociado da seguinte maneira: primeiro, defender a plataforma do governo. Segundo, a gente peita. Terceiro, negociar, porque não vamos virar a mesa. Você tensiona, mas não rompe a corda. Tem que tensionar, tem que polarizar”, avaliou Genoino ao comentar o apoio do PT à recondução de Lira ao comando da Câmara. Para o petista, o Centrão acabou com muito poder.

Salto. Assim, caso Ana Paula, hoje interina, assuma de vez o mandato de Dino e precise se ausentar, Lourdinha trocaria a Câmara de Caroatá pelo Senado.

I.A. A partir de 2024, todo atendimento inicial ao público realizado na Central Nacional Eletrônica do Protesto, ferramenta desenvolvida pelos cartórios de protesto para reclamar uma dívida, será feito por meio da inteligência artificial. A expectativa é que o tempo dos atendimentos seja reduzido de 3 para 1 minuto. O atendimento pessoal será exclusivo para tarefas que exijam maior complexidade.

Amém? Um projeto que está prestes a ser votado no Senado pode aumentar o poder dos evangélicos sobre rádios e TVs. A proposta do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), bispo licenciado da Igreja Universal, permite conceder até vinte emissoras de rádio e de TV por empresa de qualquer natureza jurídica, inclusive com sócio único.

Outro Lado. À Coluna, Pereira afirmou que o projeto nada tem a ver com evangélicos, e só pretende desburocratizar as outorgas.

Conscientes. Os brasileiros estão preocupados com a sustentabilidade do Brasil e do mundo, mostra pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) à qual a Coluna teve acesso. Perguntados sobre a sustentabilidade no uso dos recursos naturais, 31% disseram se preocupar e 47% afirmaram se preocupar muito, somando 78%.

Temor. Quando questionados sobre a preocupação com o Brasil no assunto sustentabilidade, 30% relataram preocupação e 46% muito preocupados, somando 76%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais.


          Imagem ilustrativa da imagem Discurso de pacificação não encontra amparo interno no PT
Upgrade. A vereadora de Coroatá (MA) Maria de Lourdes Pereira (PCdoB) pode ganhar uma “promoção” na política. Eleita em 2022 como segunda suplente de Flávio Dino (PSB) no Senado, ela se tornará a primeira suplente, no lugar da atual, Ana Paula Lobato (PSB), se o ministro da Justiça for aprovado para o STF. |  Foto: Divulgação

Pronto, falei!

"O ministro das Comunicações tem de explicar suspeitas de favorecimento na renovação do contrato para conexão de 14 mil escolas públicas.” - Aureo Ribeiro (RJ), líder do Solidariedade na Câmara

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão, por Estado de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Coluna do Estadão

Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo

Coluna do Estadão

Estado de São Paulo

Coluna do Estadão