Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Crime organizado avança e empresários vão sugerir ações

Coluna foi publicada nesta terça-feira (25)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 25/06/2024, 10:30 10:30 h | Atualizado em 25/06/2024, 10:30

Imagem ilustrativa da imagem Crime organizado avança e empresários vão sugerir ações
Atuação do crime organizado no Brasil já passa por pelo menos 21 setores |  Foto: © Divulgação/Canva

A atuação do crime organizado no Brasil já passa por pelo menos 21 atividades, incluindo setores lícitos da economia - como transporte público, mercado imobiliário, mineração e exploração de madeira. Estudo realizado pela Esfera Brasil, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança e consultoria do advogado criminalista Pierpaolo Bottini, seguiu o caminho do dinheiro e sugere ao governo Lula cinco ações, que também dependem do Congresso.

A Coluna teve acesso aos dados que serão divulgados nesta terça-feira (25). O grupo pede ampliação e fortalecimento do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf); implantação do SUS da segurança; aprovação da Lei de Proteção de Dados de Interesse da Segurança Pública; regulamentação de apostas e dos criptoativos.

Clareza. “É preciso fortalecer os órgãos de combate à lavagem de dinheiro, regular e organizar a informação. Hoje não há regra clara sobre como usar dados do Coaf, por exemplo, e muitas investigações terminam anuladas”, destacou Pierpaolo Bottini.

Preocupação. “Criamos um comitê e definimos que a melhor estratégia seria estudar de onde vem e para onde vai o dinheiro do crime organizado. A atual insegurança é uma barreira ao crescimento econômico e à vinda de investidores estrangeiros”, ressaltou Camila Funaro Camargo Dantas, CEO da Esfera Brasil.

Incentivo. O BNDES aprovou o primeiro financiamento do Finame Direto. São R$ 23 milhões para a Mil Madeiras Preciosas, especializada em manejo sustentável. “O banco está empenhado em identificar gargalos da cadeia produtiva voltada à economia da floresta”, disse a diretora socioambiental, Tereza Campello.

Persistência. O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) disse à Coluna que manterá a pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo e levará seu nome à convenção municipal do partido. O congressista afirmou que só recuará se a chance de vencer a disputa interna na legenda “se tornar zero”.

Sei não. Kim disse desconhecer planos do União para ele ser o candidato em 2028. No sábado (22), o presidente municipal do partido, Milton Leite, confirmou à Coluna apoio à reeleição de Ricardo Nunes e falou em projetos futuros para o deputado.

Prazos. O Conselho de Ética deve votar o processo de cassação do deputado Chiquinho Brazão em setembro. Até lá, a estimativa é de que a Câmara gaste pelo menos R$ 400 mil em salários para ele e os funcionários de seu gabinete. Preso desde março e réu no STF, o deputado é acusado de mandar matar Marielle Franco.

Queixa. O Sindicato dos Químicos do ABC protocolou denúncia contra a Basf, nesta segunda-feira (24), no Gabinete Federal de Economia e Controle de Exportação da Alemanha. Os trabalhadores acusam a empresa de riscos a saúde e segurança e exigem pagamento de adicional de periculosidade.

Outro lado. A Basf - multinacional alemã - afirma não ter conhecimento da denúncia no exterior. Também ressalta que a segurança dos colaboradores é “um valor inegociável” e alega que faz o pagamento do adicional com base em laudo que aponta as áreas que oferecem risco.


Pronto, falei!

"Achei a visita de Lula civilizada e um reconhecimento ao papel do Plano Real para o País. Fernando Henrique é o maior estadista vivo da América Latina” - Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: