Ciúmes do PT e desejo de Rui impedem Silveira de ser vitorioso
Coluna foi publicada no sábado (18)
Engana-se quem pensa que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, é o grande vitorioso na queda de Jean Paul Prates do comando da Petrobras. Apesar de ele ter protagonizado os maiores embates públicos com o ex-presidente da estatal, quem sai mais fortalecido é o ministro da Casa Civil, Rui Costa. A mudança na empresa interessava aos dois ministros, mas há uma avaliação de que o Planalto e o PT dificilmente permitirão ao mineiro do PSD ampliar sua influência na estatal, com indicações para a diretoria, por exemplo.
Pelo menos dois motivos contribuem para esse diagnóstico: os interesses políticos de Rui com a retomada do poder do PT baiano na empresa, 12 anos após a saída de Sérgio Gabrielli, e os ciúmes do PT com a influência de Silveira no governo Lula.
Currículo. Como mostrou a Coluna, petistas de Minas reclamam que o PSD, presidido por Silveira no Estado, lançará à reeleição o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, enquanto o PT tem o deputado federal Rogério Correia como pré-candidato.
Cuidado. A força de Costa tampouco está imune às disputas internas do PT. Integrantes do Congresso ressaltam que o ministro é cotado para a sucessão de Lula, e dizem que “avançar seus tentáculos” sobre a Petrobras é estratégia para ganhar ainda mais influência. O PT da Bahia e o de São Paulo são rivais históricos e devem brigar pela candidatura à Presidência em 2030.
Encerrado. O deputado Luciano Bivar desistiu da ação que movia contra o União Brasil para reaver a presidência do partido. Ele já havia perdido em duas instâncias. Nesta semana, a legenda o tirou definitivamente do cargo, mas manteve sua filiação.
Apoio. O ministro do Esporte, André Fufuca, afirmou à Coluna que o governo não poupará esforços para manter o estádio Beira-Rio entre os locais que receberão os jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. Ele diz que haverá recursos para o esporte em etapas futuras de investimentos de socorro ao Rio Grande do Sul.
Torcida. Para o ministro, a imagem internacional do País, o DNA brasileiro da paixão pelo futebol e a localização na América do Sul foram determinantes para o Brasil ser escolhido. Agora, ele faz figa. “Em 2027 o Brasil será campeão na própria casa”.
Alerta. A Associação dos Tribunais de Contas (Atricon) lançou campanha para todos os servidores e membros doarem um dia de salário para ajudar o Rio Grande do Sul. Alguns integrantes, porém, ficaram preocupados com o risco de a ideia gerar crise de imagem, como no caso Grendene, e sugeriram restringi-la às autoridades.
Velho... Alçado ao comando interino da Secretaria de Comunicação da Presidência, o jornalista Laércio Portela é nome do presidente Lula no governo. “Cadê o menino do Franklin? Chamem ele de volta”, afirmou o petista ainda em abril de 2023. Portela foi então contratado como assessor especial de Paulo Pimenta.
...conhecido. Franklin Martins chefiou a Secom no segundo mandato de Lula (2007- 2010), e Portela é "cria" do ex-ministro, na definição de seus amigos. Ele foi considerado a melhor solução interna para conduzir a pasta até uma reforma ministerial.
Para ver, ouvir e pensar
Filme: Star Wars
Música: Ai Que Saudade D’Ocê, Vital Farias
Livro: Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa