Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Brasil lidera entre países com relatos de tráfico na vizinhança

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (26)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 26/06/2024, 10:29 10:29 h | Atualizado em 26/06/2024, 10:29

Imagem ilustrativa da imagem Brasil lidera entre países com relatos de tráfico na vizinhança
Drogas: seis em cada dez brasileiros relatam ter visto ou ouvido falar sobre crimes ligados ao tráfico em suas vizinhanças |  Foto: © Divulgação/Canva

Não é à toa que o tema segurança pública pauta os debates políticos no País. Seis em cada dez brasileiros (61%) relatam ter visto ou ouvido falar sobre crimes ligados ao tráfico de drogas em suas vizinhanças. O índice está 24 pontos acima da média identificada na pesquisa Global Advisor Crime, feita pela Ipsos em 31 países e obtida com exclusividade pela Coluna, e põe o Brasil na liderança. Chile (60%) e Colômbia (54%) vêm na sequência. Na outra ponta, Israel (15%), Polônia e Nova Zelândia (22%). O estudo, que verifica a percepção da população sobre crimes e aplicação da lei, pode servir de base para gestores enxergarem os desafios sociais à frente. Pobreza e desemprego são apontados como maiores causas para a criminalidade no Brasil. Educação vem em seguida.

Vida real. “Mesmo que as pessoas não sejam especialistas nesses assuntos, elas sabem dimensionar os fatores que mais impactam para algumas questões nas vidas delas”, observa Priscilla Branco, gerente de opinião pública da Ipsos no Brasil

Base. A pesquisa ouviu 23.800 pessoas em 31 países, sendo aproximadamente mil no Brasil, de 22 de março a 5 de abril. Aqui a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Reação. Líder da bancada evangélica, o deputado Silas Câmara diz que o Congresso, por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), reverterá a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre drogas. A Corte entendeu que portar maconha para consumo próprio não é crime. “O STF vai perder para o Congresso”, disse Silas à Coluna. Nesta terça-feira (25), o presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu criar a comissão especial da PEC que criminaliza o porte e a posse de drogas em qualquer quantidade. Partidos indicarão 34 membros.

Sinais. Empossado nesta terça-feira (25) ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), André Mendonça deixou claro que liberdade de expressão tem, sim, limites, mas que esses limites não podem significar uma censura prévia.

Não pode. “A Constituição garante a liberdade de expressão como regra. Esse é um princípio. Em segundo lugar, garante a vedação da censura prévia”, afirmou o magistrado, ainda na véspera, durante sessão da Assembleia Legislativa do Paraná em que recebeu o título de cidadão paranaense. Ex-secretária da Cultura, a atriz Regina Duarte estava na plateia e foi chamada por André Mendonça de “amiga”.

Vão lá. Os senadores Izalci Lucas (PL) e Damares Alves (Republicanos) foram os primeiros a visitar o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques após o aval de Alexandre de Moraes. Vasques está preso na Papuda, em Brasília, em meio à investigação sobre suposta interferência da PRF nas eleições de 2022.

Passando... Com pouco acesso ao fundo eleitoral, a pré-candidata do Novo à Prefeitura de São Paulo, Marina Helena, se movimenta para reforçar o apoio ao caixa de sua campanha. Na noite da última segunda-feira (24), ela participou de um jantar reservado na residência do empresário Luís Terepins, com grandes doadores.

...o chapéu. Estiveram por lá, por exemplo, os irmãos Salo e Hélio Seibel, bilionários do agronegócio brasileiro, Salim Mattar, ex-secretário de desestatização do governo Jair Bolsonaro. Eles costumam fazer doações milionárias a diferentes candidatos.


Pronto, falei!

"No Plano Nova Indústria Brasil, você tem vários exemplos de coisas ruins feitas no passado. É um problema. Ali tem mais do mesmo, e do mesmo que foi ruim.” - Cláudio Considera, Coordenador do Núcleo de Contas do Ibre/FGV

"Ficamos presos nesse pacto de mediocridade em que a indústria sobrevive, aos trancos e barrancos, ainda que não seja competitiva do ponto de vista global.” - Maurício Canedo, doutor em economia

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: