Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Bolsonarismo tem nova rainha: Carla Zambelli

| 07/06/2020, 09:02 09:02 h | Atualizado em 07/06/2020, 09:05

Alçada recentemente a peça importante para o futuro do bolsonarismo, Carla Zambelli superou Eduardo Bolsonaro em popularidade digital entre os deputados federais de São Paulo. Segundo índice da Quaest, desde o rompimento de Joice Hasselmann com o Presidente, em outubro do ano passado, Zambelli vem galgando posições em ranking elaborado pela consultoria.

Em maio, após ter sido tragada para o olho do furacão provocado pela saída de Sergio Moro do governo, Zambelli amealhou ainda mais seguidores e relevância nas redes.

Xadrez. Fidelíssima até aqui a Jair Bolsonaro, Carla Zambelli (PSL-SP) está arrolada em duas investigações sensíveis ao Presidente: a suposta interferência na Polícia Federal e a suposta fábrica de fake news.

Ponta. Durante 18 meses Eduardo foi o líder do ranking feito com base no Índice de Popularidade Digital (IPD) entre os deputados federais paulistas.

CLICK. Mais um exemplo de como o governo negligencia o princípio da impessoalidade na propaganda: ação personalizada no Presidente e no ministro Pontes.

Análise. “A fidelidade do fã-clube bolsonarista é tão alta que é capaz de mover popularidade de um ex-aliado para um novo de forma coordenada e integrada. Tudo o que a Joice perdeu, desaguou na Zambelli desde então”, afirma Felipe Nunes, cientista político e diretor da Quaest. O índice é calculado usando algoritmo de inteligência artificial que pondera a relevância de cinco conjuntos de métricas.

Dentro... Outro estudo que ajuda a explicar a resiliência do bolsonarismo é o da Fundação Friederich Ebert. Ele indica que, apesar do crescente desgaste de Jair Bolsonaro, mesmo seus apoiadores autodeclarados “desiludidos” se dizem dispostos a repetir o voto no Presidente em 2022 por ”falta de alternativa”.

...do bolsonarismo. As pesquisadoras Esther Solano (Unifesp) e Camila Rocha (Cebrap) selecionaram para entrevistas três grupos de eleitores de Jair Bolsonaro: fiéis, críticos/desiludidos e arrependidos.

Opção. Dentre os arrependidos, alguns citam Sergio Moro como alternativa eleitoral. Outros dizem que anulariam o voto. Apenas duas eleitoras arrependidas disseram que votariam até no PT para evitar nova eleição de Jair Bolsonaro.

Filhos. O maior ponto de desgaste de Bolsonaro entre os três grupos pesquisados é o comportamento dele diante da pandemia da Covid-19. Outro destaque: a percepção de que os filhos do Presidente são fator de instabilidade e podem estar enrolados com a lei. A pesquisa foi realizada entre 9 e 18 de maio, em São Paulo.

Até quando? Desde o início da pandemia, Jair Bolsonaro já cavalgou, pilotou jet ski, comeu pastel em feira, participou de manifestação e praticou tiro. Mas ainda não visitou, seja em hospital ou unidade de saúde, os doentes da Covid-19 e os profissionais obstinados em salvar vidas.

“Teorização... No afã de questionar o uso de recursos públicos pela Prefeitura de São Paulo, Coronel Telhada (PP-SP) relembrou o personagem Odorico Paraguaçu (de Dias Gomes).

...e praticação”. Ao visitar o hospital de campanha do Anhembi, o deputado estadual deixou escapar um “infelizmente, está tudo vazio”. Odorico sofria porque queria inaugurar um cemitério, mas, para desespero do prefeito, ninguém morria na fictícia Sucupira.

Pronto, falei!

Sobre Donald Trump ter dito que Brasil é mau exemplo na pandemia

"Pode ser verdadeira a declaração. Não temos disciplina para observar o rigor ao isolamento social”.

Nelson Trad, senador (PSD-MS)

SUGERIMOS PARA VOCÊ: