Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Arthur Lira e Ciro Nogueira priorizam projetos pessoais

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (21)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 21/09/2023, 10:31 10:31 h | Atualizado em 21/09/2023, 10:32

Imagem ilustrativa da imagem Arthur Lira e Ciro Nogueira priorizam projetos pessoais
Ciro Nogueira e Arthur Lira não concordam plenamente com a relação do PP com o governo Lula |  Foto: Divulgação/ Senado Federal e Câmara dos Deputados

O tom cada vez mais enfático do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), sobre a relação com o governo Lula embute o desejo pessoal de cada um deles a respeito dos passos que querem dar nos próximos anos. E tem provocado fraturas na sigla.

Após Lira dizer que o PP agora integra a base de Lula, Ciro correu para lançar um documento com “cláusulas pétreas” da legenda que, na prática, pode dificultar o apoio a diversas votações de interesse do Executivo. O que há por trás dos gestos, explicam interlocutores, são os projetos individuais de cada um. O deputado sonha ser ministro da atual gestão. Já o senador confidencia a alguns o desejo de ser candidato a vice-presidente na chapa da oposição.

MÉDIO PRAZO. Arthur Lira sabe que após deixar a presidência da Câmara seu poder ficará esvaziado e se articula para a eventual indicação ministerial. Uma condição que se impõe para conseguir a nomeação será fazer seu sucessor no comando da Casa.

LONGO PRAZO. Já Ciro tem os petistas como opositores no seu Estado, o Piauí. Além disso, embora tenha integrado o governo Dilma Rousseff, sempre deixou claro aos pares que se sente muito mais confortável no segmento da direita.

RACHA. A rachada bancada do PP na Câmara se reuniu com o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) ontem, como antecipou a Coluna. Parecia um sinal de que o grupo se distanciava de Ciro. Porém, um articulador político da legenda lembra que o líder da bancada é nome escolhido pelo senador. Trata-se do deputado Dr. Luizinho (RJ).

MEUS... O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, acenou aos bolsonaristas de São Paulo e deu prioridade na agenda a dois nomes diretamente ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à ex-primeira-dama, Michelle.

...AMIGOS. Um dia depois de acompanhar o governador Tarcísio de Freitas numa reunião no Planalto sobre o PAC, o ministro recebeu a presidente do PL Mulher no Estado, a deputada federal Rosana Valle e fez questão de postar tudo nas redes sociais. Ela reclamava da falta de diálogo com o antecessor na pasta, Márcio França.

DIA DO FICO. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, está fora da corrida por uma eventual vaga no Ministério da Justiça, caso Flávio Dino seja indicado ao STF. Lula prefere que ela continue à frente do comando do partido, nas eleições municipais de 2024.

SEM... Integrantes do Itamaraty avaliaram o tom utilizado pelo presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, na reunião com o presidente Lula como “muito respeitoso”. Ciente das posições do petista, Zelenski não pediu ajuda bélica a Lula. “Ele foi bem ‘buena onda’”, afirmou à Coluna uma fonte da comitiva brasileira.

...CLIMÃO. Para um observador do encontro, o fato de os dois presidentes terem orientado seus chanceleres a conversar com a imprensa após a bilateral é um “bom sinal” de que a relação entre os dois países ficou azeitada após a agenda.

Imagem ilustrativa da imagem Arthur Lira e Ciro Nogueira priorizam projetos pessoais
CLICK. Guilherme Boulos, deputado federal (Psol-SP), com o ex-prefeito de Nova Iorque Bill de Blasio. A conversa foi sobre iniciativas sustentáveis para as cidades. O deputado é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo. |  Foto: Reprodução/Redes sociais

Pronto, falei!

"Nenhuma Suprema Corte em democracias desenvolvidas decidiu pelo Legislativo se as drogas são legalizadas ou não. Somos nós que devemos decidir” - Kim Kataguiri, deputado federal (União-SP)

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: