Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Amazonas teme uma 3ª onda ainda em maio

| 24/04/2021, 08:27 h | Atualizado em 24/04/2021, 08:31

Autoridades sanitárias do Amazonas avaliam que uma terceira onda da Covid-19 pode atingir o Estado em maio devido à diminuição da quantidade de vacinas enviadas nas últimas semanas pelo governo federal e por causa do afrouxamento das ações de prevenção.

Inicialmente, a previsão era de que um recrudescimento da doença poderia acontecer apenas em junho deste ano. O Ministério da Saúde foi alertado, mas não sinalizou mudanças no atendimento ao Estado. E, para piorar, Jair Bolsonaro deu péssimo exemplo em Manaus ontem.

O inferno é aqui. Ou seja, grande chance de a terceira onda ressurgir no País sobre um platô de quase 3 mil mortes diárias.

Apoio. A chegada do PM André de Sousa Costa na Secom teve a bênção de ninguém menos que Carlos Bolsonaro, sempre influente na comunicação do governo do pai…

Oi, sumido. Na semana passada, quando discutia-se quem poderia assumir o cargo, surgiu o nome de Fábio Wajngarten. Passou rápido. Um assessor próximo à família Bolsonaro diz que Wajngarten chegou a fazer um movimento para voltar ao cargo, sem sucesso.

Deu ruim? Segundo interlocutores do presidente, Bolsonaro não teria gostado nem um pouco da entrevista de Wajngarten à Veja, com direito a fritura de Eduardo Pazuello. Acha que o óleo pode respingar no Planalto.

Fogo! Um ministro palaciano vê na fala de Wajngarten a famosa “vacina”: sabe que será convocado, como a Coluna antecipou, e quis logo botar na conta de Pazuello. Ou seja, tentou empurrar Pazuello para a brasa da CPI. Mas Bolsonaro, ao menos por ora, decidiu manter o general no espeto, porém ainda longe das chamas.

Vide… Prefeitos querem saber até quando é possível estender o prazo para a aplicação da segunda dose da Coronavac (na bula, o prazo máximo é de 28 dias).

…a bula. Para mudar a indicação, contudo, o Butantan precisaria iniciar uma pesquisa e o instituto já está tomado pelos estudos com a Butanvac. Portanto, não há mudança oficial na orientação, mas algumas análises de universidades já indicam prazo estendido por cerca de um mês.

Click. Adversários de Jair Bolsonaro observaram que um ônibus da FAB transportou a claque do presidente para recepcioná-lo na base aérea em Belém (PA).

Dada… O ex-ministro José Aníbal, da ala histórica tucana, vai coordenar a comissão instalada pelo PSDB nacional para encaminhar as prévias presidenciais do partido rumo a 2022.

…a largada. Cinthia Ribeiro, Izalci Lucas, Lucas Redecker, Marco Vinholi, Marcus Pestana e Pedro Vilela completam a comissão. As prévias serão em outubro.

Eu… O deputado Frederico D’Avila (PSL) protocolou na Alesp pedido de informação ao secretário de Transportes do Estado, Alexandre Baldy, sobre o andamento da licitação do sistema de monitoramento eletrônico das linhas Azul, Verde e Vermelha do Metrô.

…quero… Conforme mostrou a Coluna, a licitação previa instalação de câmeras de reconhecimento facial no metrô. No entanto, mesmo com a tecnologia sendo vetada pelo governador, Baldy disse que o contrato no valor de R$ 58 milhões será mantido.

…saber. D’Avila quer saber sobre o andamento do contrato, prazos e respostas do Ministério Público.


Pronto, falei!


"Brasil agora se junta ao Haiti, Afeganistão, Congo, Líbia e outros países falidos ou em guerra que estão há mais de 11 anos sem a realização do Censo”, Felipe Carreras, deputado federal (PSB-PE)

SUGERIMOS PARA VOCÊ: