Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

Cláudio Humberto

Traficantes do Rio já têm “exército” maior que a PM

| 29/08/2020, 10:37 h | Atualizado em 29/08/2020, 10:45

As facções de traficantes que dividem o controle de cerca de 1.500 favelas do Rio de Janeiro já somam 56 mil criminosos muito bem armados e mais numerosos que a Polícia Militar do estado, com 44 mil policiais.

A estimativa do “exército de bandidos” foi citada ontem pelo procurador de Justiça Marcelo Rocha Monteiro, em entrevista à Rádio Bandeirantes. Ele adverte: a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a polícia nas favelas fortaleceu as organizações criminosas.

Olho no “território livre”
Cresceu a ambição da gangue paulista “PCC” para se estabelecer nas favelas do Rio, como mostrou operação da Polícia Federal dias atrás.

Guerra entre quadrilhas
Com a polícia proibida de agir, tiroteio de 27 horas marcou a tentativa de uma facção “tomar” o morro de São Carlos, no Rio, controlado por rivais.

Povo sob mira de armas
Na decisão do STF, os ministros não parecem informados sobre o drama vivido pela população favelada sob a mira das armas dos bandidos.

Império da lei do cão
O STF nem imagina que pode ser fuzilado morador com roupa amarela, cor rival, em morro controlado pelo “Comando Vermelho”, e vice-versa.

Witzel tentou manter “canalha vagabundo” na Saúde
Wilson Witzel chamou de “canalha” e “vagabundo” o ex-secretário de Saúde Edmar Santos, que virou delator e peça-chave no afastamento do governador pelo STJ. Mas o governador afastado do Rio de Janeiro lutou para mantê-lo no governo. Assim que exonerou Santos por corrupção na Saúde, Witzel o nomeou na Secretaria de Acompanhamento da Covid-19, mas a nomeação foi suspensa pela justiça fluminense. Sem o cargo, Santos optou pela delação premiada e entregou o esquema.

Raposa no galinheiro
Alvo de denúncias de fraude na compra de respiradores, Edmar Santos foi exonerado e nomeado de novo na mesma edição do Diário Oficial.

Tudo tem limite
Ao suspender a nova nomeação, a juíza Regina Chuquer disse que a “discricionariedade não é um cheque em branco” para o governador.

Aí tem
Para investigadores, o esforço para manter Santos em altos cargos de confiança e agora chamá-lo de “vagabundo” reforça as suspeitas.

O povo não merece
De Leonel Brizola, em 1982, a Wilson Witzel, em 2018, todos os oito governadores eleitos para o governo do Rio foram denunciados em algum esquema. Cinco acabaram presos.

Brincando com fogo
Entrevista do ministro Gilmar Mendes a José Luiz Datena, ontem, enumerando críticas ao comportamento do então juiz Sergio Moro na Lava a Jato, fez parecer que em breve o País assistirá, estarrecido, ao STF anulando as sentenças que condenaram ladrões notórios.

Falta reciprocidade
O argentino Alberto Fernandez é outro peronista que rasga acordos. Agora, ele cria entraves à importação de veículos produzidos no Brasil para fazer demagogia. E o Brasil, como sempre, não faz o mesmo.

Brasil dá retorno
O vice-presidente, general Hamilton Mourão, participa amanhã do “Fórum BandNews: Potencial de Negócios do Brics”, sobre atrativos do Brasil. O evento será gravado e vai ao ar nesta segunda, às 8h30.

Marun recuperado
Após 14 dias hospitalizado na Santa Casa de Porto Alegre, o ex-ministro Carlos Marun finalmente recebeu alta. Ele chefiou a pasta de Governo da administração Michel Temer e hoje é conselheiro da Itaipu Binacional.

Ouçam bem
De acordo com levantamento Tribunal de Justiça de Minas Gerais, entre julho de 2019 e julho de 2020, a Ouvidoria do tribunal recebeu 9.907 mensagens, sendo 4 mil reclamações e apenas 84 elogios.

Complexo de inferioridade
Consultoria econômica fez estudo comparando a Alemanha que “discute a indústria 4.0”, e o Brasil, ainda lutando contra a “desindustrialização”. Faltou comparar o desmatamento alemão para garantir o progresso.

Imagem ilustrativa da imagem Traficantes do Rio já têm “exército” maior que a PM
Pontes: olução para internet |  Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo — 13/09/2019

No mundo da lua

O astronauta Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) não explicou as cruéis demissões de idosos na Finep, órgão vinculado à sua repartição. Segue com aquele ar de quem ainda não sabe direito que fazer no cargo.

Pensando bem...

...quem lembrar o nome do último governador do Rio que não se envolveu em escândalo de corrupção está livre de Alzheimer.


Poder sem Pudor


Diálogo de surdos

O editor Paulo Rocco, presidente do Sindicato Nacional dos Editores e Livreiros, encontrou em 2003, no Rio, o poeta Wally Salomão, espécie de hippie simpático que parecia ter chegado, a pé, do festival de Woodstock, para assumir a Secretaria do Livro e da Leitura, do Ministério da Cultura.

Os dois conversaram animadamente durante mais de uma hora, mas, ao final, entre desolado e divertido, Rocco desabafou com um amigo: “Não entendi nada do que ele falou, assim como estou certo de que ele não entendeu nada do que eu disse.”

SUGERIMOS PARA VOCÊ: