Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

CLÁUDIO HUMBERTO

Força Nacional equivale a 1,3% da PM no Ceará

| 21/02/2020, 07:24 h | Atualizado em 21/02/2020, 07:57
Cláudio Humberto

Cláudio Humberto


Mais uma vez, o governo federal aciona a Força Nacional para fazer de conta que está preocupado com a segurança pública no Ceará.

Mas essa lorota não resiste aos números: os 300 policiais enviados ao Ceará correspondem a 1,36% do contingente de 22.000 homens da Polícia Militar daquele estado. Certamente por isso, o presidente Bolsonaro decidiu mandar as Forças Armadas, e não apenas aquela que, há anos, é chamada, ironicamente, nos meios policiais, de “Farsa Nacional”.

Esperteza política
A Força Nacional foi criada em 2004 pelo então presidente Lula e virou instrumento político para comandantes de PMs agraciarem protegidos.

Motim criminoso
Em 2011, um motim semelhante de policiais do Piauí motivou o envio de 120 policiais da Força Nacional ao estado.

Efetivo pequeno
Em 2014, a Força Nacional foi enviada a Santa Catarina para ajudar a combater ondas de ataques de facções criminosas. Total: 33 homens.

Virou notícia
Em agosto de 2019, a “farsa” foi enviar 30 bombeiros para ajudar outros 2.000 de Rondônia a combater os incêndios na Amazônia.

TCU e MPF investigam decisão ilegal da Anatel
Três dos cinco diretores da agência reguladora Anatel terão de explicar ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério Público Federal (MPF) o motivo de terem aprovado, por 3x2, a compra do grupo de TV Warner Media pela AT&T, de telecomunicações, dona da operadora de TV Sky. Um negócio de US$ 87,4 bilhões que faz muita gente perder a cabeça. A lei veda o controle cruzado no setor de TV por assinatura e o controle de direitos nacionais. O trio causou espanto e virou motivo de deboche ao decidir que a lei só vale para empresas brasileiras.

Trio Ternura
São denunciados pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP) no TCU e no MPF o ex-diretor Aníbal Diniz e os atuais Moisés Moreira e Vicente Aquino.

Recuo atrapalha
Se a Anatel for obrigada a cancelar a decisão, restariam duas opções à AT&T: se livrar da Sky ou dos canais pagos da Time Warner no Brasil.

Risco de extinção
São canais pagos oferecidos pela Time Warner no Brasil: Cartoon Network, Boomerang, HBO, Warner Channel e Esporte Interativo.

Vadiagem oficial
Nesta sexta, de manhã cedo, como é habitual há quatro anos, desde que Rodrigo Maia assumiu a presidência da Câmara, não havia quase ninguém trabalhando na Casa. Bateram o ponto e vazaram.

Ladeira abaixo
O PSB de Pernambuco perde força no comando nacional do partido. Os herdeiros não honram a liderança de Eduardo Campos e perdem espaço para o ambicioso líder do PSB, Alessandro Molon (RJ).

A vida como ela é
O governador Flávio Dino (PCdoB) faz pose de “presidenciável”, mas, na verdade, ele planeja voos mais realistas, como a disputa pelo Senado, em 2022, contra o atual líder do PSDB, Roberto Rocha.

Mandou bem
O general Augusto Heleno (foto) só não foi mais cumprimentado que a ministra Cristina Peduzzi, a homenageada da noite de quinta por sua posse na presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Todos adoraram seu desabafo sobre “chantagem” de parlamentares.

Ei, você aí...
Kleber Mendonça Filho, do filme “Bacurau”, acusou, na Alemanha, o governo brasileiro de “sabotar” o cinema e de “congelar” projetos. Ele clama por dinheiro público bancando filmes, em geral, muito ruins, vistos, em média, por mil pessoas. Deveria ir à luta em busca de investidores.

Brasil competitivo
O ex-nadador olímpico Luiz Lima (PSL-RJ) quer isentar de impostos equipamentos esportivos para competições e treinamento. Mas só os importados pelo Comitê Olímpico ou entidades esportivas semelhantes.

Moura Ribeiro é o cara
O Brasil está orgulhoso com a indicação do ministro Moura Ribeiro (foto), do STJ, ao Prêmio Nobel da Paz 2020, pela aplicação pioneira, em seus julgados, dos princípios do capitalismo humanista. E também aliviado: tinha gente defendendo a indicação do mais corrupto dos políticos...

Militância do atraso
A bancada do Psol na Câmara ainda tenta anular efeitos da reforma da Previdência. Agora quer barrar a portaria que criou regras e prazos para a adesão de estados e municípios às mudanças.

Pensando bem...
...vazamento de conversas entre Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre faria o desabafo do general Augusto Heleno parecer brincadeira de criança.

Poder sem pudor

Picolé de brasileiro

Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) no início da década de 1980, Aldo Rebelo viu-se cercado de convites internacionais. Em um belo dia, foi a Moscou, cujo governo, então soviético, não lhe inspirava confiança. Militante do PCdoB, Rebelo tinha adoração pela minúscula Albânia e via nos funcionários do Kremlin repulsivos revisionistas.

Ao desembarcar, um solícito funcionário soviético insistiu para que ele vestisse um casaco térmico. Camarada Aldo recusou, achando-se agasalhado. Não deu um passo depois disso.

Repentinamente, perdeu todos os movimentos. A temperatura, em Moscou, estava a 39 graus negativos.

O brasileiro, sob a insuficiente lã dos velhos agasalhos, parecia congelado. Solícito, o russo jogou sobre ele o feioso, porém eficiente, abrigo térmico; e, aos poucos, o presidente da UNE foi recuperando a mobilidade. Chateado, o revolucionário Aldo ficou devendo esse favor à camarilha revisionista soviética.

Colaboram: André Brito e Tiago Vasconcelos

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto, por Cláudio Humberto

ACESSAR Mais sobre o autor
Cláudio Humberto

Cláudio Humberto,por Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto