Europa e EUA têm mais mortes por habitantes
A segunda onda da Covid-19 chegou com força no Brasil, mas há mais mortes por um milhão de habitantes na Europa e nos Estados Unidos, segundo a plataforma OurWorldinData.
Além disso, o Brasil está em 40º no ranking de países com mais infecções pelo coronavírus em relação à população total. O surto da pandemia no Brasil é grave, mas é pior em 13 países europeus: Bélgica, Reino Unido, Itália, Portugal, Hungria, Suíça, Áustria, Espanha, Bulgária, Holanda, Croácia, França e Suécia.
Pequenos em cima
Lideram o ranking de casos de Covid os pequenos Andorra, Gibraltar e Montenegro. Entre as grandes nações, os EUA têm a pior situação.
Sem personalizar
País que mais vacinou a população até agora, os Estados Unidos são o 7º na lista de mais casos de Covid por milhão de habitantes.
Regional
No leste europeu, proporcionalmente, República Tcheca, Croácia, Sérvia Eslovênia, Lituânia e Geórgia têm mais casos por habitante que o Brasil.
Números totais
O Brasil já aplicou mais vacinas (10,1 milhões) que toda população de Israel (9 milhões), país elogiado por sua campanha de imunização.
Brasil deve superar 110 milhões de doses em abril
O Brasil já fechou contrato de compra de 415 milhões de vacinas contra coronavírus para este ano, mas a boa notícia é que mais de 110 milhões das doses serão entregues até o final do mês que vem e terão impacto significativo na segunda onda de contaminações que assola o País. Com as novas doses e a expertise em grandes programas de imunização, o Brasil deve disparar nos rankings totais e percentuais de vacinação.
País tem pressa
Apenas este mês de março, a previsão é de chegada e distribuição de 38 milhões de doses para impulsionar a campanha nacional de vacinação.
Alento
Abril deve consolidar o combate à Covid com, segundo o Ministério da Saúde, mais 55,7 milhões de doses de quatro laboratórios diferentes.
Quadro atual
Atualmente, o Brasil já aplicou 10,1 milhões de doses, segundo dados do vacinabrasil.org, sendo 7,6 milhões com 1ª dose e 2,5 milhões com a 2ª.
Acelera, Brasil
O Brasil foi o 4º país que mais vacinou nos últimos sete dias e pisou no acelerador. Segundo o OurWorldinData, foram 810 mil doses nas últimas 48h, o que levou a média para 246,5 mil. Estamos atrás apenas de Índia, com 607 mil, China com 631 mil e EUA, que tem média de 2,01 milhões.
Vacinas na geladeira
A plataforma vacinabrasil.org revela que foram disponibilizadas 228.860 doses para Alagoas e o governo estadual aplicou apenas 139.552. Mas o governador subscreveu carta reclamando de falta de imunizantes.
Chega pra lá
Um dos fatos políticos mais importantes da semana foi a entrevista de Fernando Henrique Cardoso (foto) à Rádio Bandeirantes, criticando o açodamento do governador de São Paulo, João Doria, de tentar tomar o controle do PSDB e expulsar o deputado Aécio Neves (MG). “O apressado come cru”, lembrou.
Outro ritmo
A PEC Emergencial foi aprovada ontem no Senado e o presidente da Câmara, Arthur Lira, já avisou que tem os votos para aprovar a urgência da matéria no Plenário para que o benefício já seja pago neste mês.
Martins no STF
O ministro Gilmar Mendes negou qualquer reparo à provável indicação ao ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), favorito à vaga do ministro Marco Aurélio no Supremo, em julho.
Ajuda do setor privado
Rende resultados o programa Adote uma Área Pública, do governo do Distrito Federal, com a ajuda da primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha. O empresário Paulo Octavio doou 1,2 mil litros de tinta para a reforma da escola pública fundamental onde ele mesmo estudou, na Asa Sul.
Quintal alheio
A TV portuguesa SIC exultou porque o PIB do Brasil caiu para o 12º lugar, mesmo à frente de Austrália, Espanha, México etc. E calou sobre o 47º lugar do PIB de Portugal, atrás de Bangladesh e até do Vietnã.
Vacina contra fake news
“Experts” escolhidos a dedo traçam o pior cenário e mentem sem corar. “Ficamos para trás em relação ao mundo”, diz um deles. O mundo vacinou 3,54% da população, o Brasil 4,36%, atesta o OurWorldinData.
Pensando bem...
...o negativismo se espalha mais rápido e tem mais variantes que a Covid.
Poder sem pudor
Socorro, Severino
Certa vez, as mulheres promoveram na Câmara um ato de solidariedade à deputada Luci Choinacki (PT-SC), que, em sessão da CPMI da Terra, teria sido agredida de forma “machista” pelo deputado Alberto Fraga (DF). Vestindo rosa e lilás, elas entraram no plenário para pedir providências ao presidente Severino Cavalcanti.
Vendo a deputada Maria do Rosário (PT-RS), o deputado Zarattini (PT-SP) tentou ser gentil e cometeu uma gafe: “Quero ceder meu espaço à nobre companheira Maria do Socorro.” Ela retrucou, na bucha: “Socorro é o que nós viemos pedir aqui, deputado”.
Colaboram: André Brito e Tiago Vasconcelos