Atual governo é o que mais combate a corrupção
Cláudio Humberto
Levantamento nacional do Paraná Pesquisa mostra que 39,6% da população acredita que a atual administração federal do presidente Jair Bolsonaro é a que mais combateu a corrupção, em relação a governos anteriores. Para 29,8%, Bolsonaro fez igual a governantes anteriores, e 25% acreditam que o atual governo fez menos. Esse sentimento dispara para 47,8% na população das regiões Centro-Oeste e Norte.
Mesmo no Nordeste
Considerado “reduto” do PT, no Nordeste a maioria acredita que o atual governo fez mais que administrações anteriores no combate à corrupção.
Mais x menos
Para 35,3% da população nordestina, o governo atual combateu a corrupção mais que petistas e tucanos. Para 30,3%, foi menos.
População masculina
Para 44,9% dos homens, a percepção é de que o governo Bolsonaro combateu mais a corrupção que governos anteriores.
Dados da pesquisa
O Paraná Pesquisa ouviu 2.260 eleitores de 242 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, entre 11 e 15 deste mês.
OAB quer aumentar diretoria para
aprovar benesse
É crescente a indignação no conselho federal da OAB contra manobras da cúpula em favor da criação de “prêmio” vitalício mensal de R$ 17 mil a um ex-funcionário já aposentado, Paulo Guimarães, conhecido por “saber demais”. Impressiona o quase desespero para dar a benesse. A pretensão caiu na diretoria, mas, inconformado com a derrota por 3x2, o grupo do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, tenta agora aumentar de 5 para 10 diretores, a fim de garantir maioria de votos nas decisões.
Eu digo, você faz
Santa Cruz é acusado de obedecer ao comando Marcus Vinícius Furtado Coelho, ex-presidente da OAB de quem Guimarães foi chefe de gabinete
Inspiração
A pretensão do veterano ex-funcionário é baseada na pensão paga a uma irmã de dona Lyda, secretária da OAB morta em atentado terrorista.
Estranho retorno
Extinta pelo ex-presidente da OAB Reginaldo de Castro, a pensão de dona Lyda, que faria 100 anos em de zembro, foi retomada depois sem alarde.
Tráfico em festa
Seria o caso de investigar o que há por trás do pedido para que o STF proibisse o uso de helicóptero na perseguição a bandidos, nas favelas do Rio. É uma antiga demanda dos traficantes porque lhes facilita a fuga.
Inversão de valores
O ministro Edson Fachin (STF) disse ontem que em 2018 o TSE deveria ter autorizado a candidatura de Lula, o ladrão, para “fortalecer o império da lei”. A candidatura foi barrada de acordo com a Lei da Ficha Limpa.
Sem provas nos autos
Reproduzindo o chororô de políticos derrotados em 2018, Fachin falou em “recessão democrática” e “escalada autoritária” do governo eleito pelo voto, mas não citou exemplos concretos da sua acusação.
Notícia boa
O Brasil se aproxima dos 2,5 milhões de pessoas curadas da Covid-19 e a média móvel de mortes segue tendência de queda. Depois de passar 57 dias acima de mil, caiu para 964, a menor em mais de dois meses.
Recorde
Segundo o Portal da Transparência do Registro Civil, o mês de julho de 2020 registrou 133.620 óbitos no Brasil, por todas as causas, e tornou-se o mês com maior número de mortes desde 2015. Quase metade dos óbitos foram por problemas respiratórios, incluindo Covid-19 (27,7 mil).
Vida segue
Na Flórida, um dos epicentros da pandemia nos EUA, a volta às aulas já começou e 46% das famílias optaram por atividades presenciais. Mesas terão barreiras físicas, como as urnas nas eleições, e distanciamento.
Recuperação
Balanço do instituto Aço Brasil indica que a produção nacional aumentou 21,2% e as vendas internas 9,1%, em relação a junho. Os dados, diz o estudo, confirmam a trajetória de recuperação do mercado interno.
Pensando bem...
...a rendição do estado ao poder do crime organizado do Rio de Janeiro transitou em julgado.
Passou dos limites
Ex-procurador de Defesa das Prerrogativas, no conselho federal da OAB, Charles Dias diz que Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem, “há muito, já passou de todos os limites que a ética, a moral, e o cargo lhe impõem”
Poder sem pudor
Governo desmoralizado
Conta o escritor Carlito Lima uma história engraçada envolvendo o jornalista Floriano Ivo Júnior, irmão do poeta imortal Ledo Ivo e assessor de Lamenha Filho, governador de Alagoas nos anos 70. Um dia ele foi designado para representar o chefe numa exposição agrícola. O gesto irritou Nelson Costa, deputado patrocinador do evento e maior plantador de cana do País: “Esse governo está desmoralizado... mandar um assessor...”. Floriano não contou conversa: “Apenas o governador escolhe as solenidades para ir. Nas importantes ele mesmo vai, e nessas merdas ele me manda representá-lo...”
Colaboram: André Brito e Tiago Vasconcelos
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Cláudio Humberto,por Cláudio Humberto