Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Claudia Matarazzo

Claudia Matarazzo

Colunista

Claudia Matarazzo

Sem medo do silêncio

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (24)

Claudia Matarazzo | 24/08/2023, 15:05 15:05 h | Atualizado em 24/08/2023, 15:07

Imagem ilustrativa da imagem Sem medo do silêncio
Em uma era de tanto ruído, em todos os sentidos, é necessário aprender a apreciar o silêncio |  Foto: © Divulgação/Canva

Estamos vivendo uma era de muito ruído, que  chega a nós de todas as formas. É o vídeo no grupo com excesso de informação, a música do clipe (que alguém toca alto em qualquer sala de espera ou veículo publico) e também a fala ao vivo das pessoas – que subiu vários tons nos últimos anos: todos se acham no direito de falar alto, muito mais alto do que seria considerado minimamente elegante.

Ora, além do cansaço, essa poluição sonora provoca um tremendo mal-estar, sem que a maioria perceba de onde vem. Inquietas, as pessoas acabam se movimentando, falando e ouvindo mais música alta (ou vídeos) na tentativa de “matar” aquela sensação de silêncio e solidão. Opa, calma! 

Silêncio e solidão não andam necessariamente juntos, ao contrário: quando estamos em silêncio, coisas muito boas e inesperadas acontecem, tais como um agradável encontro com nossa própria pessoa e alma, que tantas vezes empurramos para trás na fila das prioridades, mas que continuam ali, em pé, resistindo bravamente, embora um tanto enfraquecidas e cansadas, mas ainda cheias de desejos e sonhos.

Sonhe e realize, pois o silêncio oferece várias vantagens para o bem-estar físico e mental. A maior delas é proporcionar momentos de tranquilidade, permitindo-nos relaxar e recarregar as energias. Além disso, o silêncio potencializa e favorece a concentração, melhorando a produtividade e a capacidade de aprendizado. 

No entanto, uma das maiores vantagens do silêncio é que ele nos ajuda a compreender melhor nossos pensamentos e emoções e, com isso, podemos filtrar o que interessa (ou não) a curto e médio prazo e melhorar muito o nosso dia a dia. 

O silêncio propicia o fortalecimento dos laços interpessoais, pois facilita a comunicação não verbal, a empatia e os olhares!   Ah, quanta coisa é possível falar através de um olhar silencioso e atento!

Através do silêncio, podemos nos conectar com a natureza e apreciar os pequenos detalhes do mundo ao nosso redor. 

Integrá-lo à nossa rotina diária com pequenas alegrias podem ser benéficas para a nossa saúde física e mental. 

Para se ter uma ideia do quanto ele é importante, separei aqui um trecho de uma publicação que rodou esses dias na internet orientando as pessoas quanto a momentos em que é muito mais eficiente (e aconselhável) ficarmos quietos do que tentar falar algo.

Quando alguém está explicando seus sentimentos - Escute e fique quieto. Aqui, o importante é ouvir e jamais, jamais mesmo, emitir opinião. Apenas manifeste seu apoio.

Quando todos falam ao mesmo tempo - Cale-se e não desperdice energia, pois estão concentrados em “se fazer ouvir” e não no que você vai dizer.

Quando te interrompem e não te deixam concluir. Esqueça:  nesse momento, já não estão ouvindo mesmo.

Quando você precisa de uma resposta - Ouça em silêncio e ela chegará mais rápido e com muito mais clareza.

Vivendo um momento maravilhoso - Não se preocupe em postar, compartilhar com a melhor amiga ou quem for. Desfrute em silêncio! 

Como veem, não à toa temos o sábio provérbio “Se falar é prata, o silêncio é ouro” 

Pessoalmente, acrescentaria que valorizar e saber desfrutá-lo é um diamante bruto.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: