Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Claudia Matarazzo

Claudia Matarazzo

Colunista

Claudia Matarazzo

Querido, isso é péssimo!

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (30)

Claudia Matarazzo | 30/11/2023, 10:20 10:20 h | Atualizado em 30/11/2023, 10:21

Imagem ilustrativa da imagem Querido, isso é péssimo!
Claudia Matarazzo é especialista em etiqueta social e autora da coluna |  Foto: Divulgação

Meu amigo Alexandre Taleb, palestrante e consultor de imagem e estilo, publicou recentemente em suas redes sociais uma publicação onde perguntava às mulheres o que achavam “inadequado” em um homem. Como sempre, ele foi elegante e não cravou expressões como “grossura, brega” ou algo similar. Nem precisava: mulheres amam falar e o post viralizou, gerando mais de 2 mil comentários, com todo tipo de reclamação!

Escolhi as reclamações mais recorrentes para alertar os homens, pois, embora não pareça algo tão importante, aparência e primeira impressão contam muito e, mesmo que não estejam querendo agradar especificamente alguma mulher, é sempre bom lembrar que elas estão em todo o lugar desde a escola dos filhos como professoras ou diretoras, na chefia de empresas e, claro, em todas as rodas sociais e familiares.

Camiseta regata - a campeã das reclamações me fez pensar que, por morar em um País tropical e com milhares de quilômetros de costa, acabamos por normalizar o uso de algo que, até pouco tempo atrás, era uma peça íntima masculina. Ok, elegante não é mas, em algumas situações como praia, restaurantes pé na areia, piscina em áreas esportivas e externas de resorts, dá para abrir uma exceção, afinal, nós mulheres usamos o ano todo regatas em todos os tecidos e modelos e ninguém fala nada.

Sem camisa à mesa, dirigindo e na churrasqueira - nesse caso, concordo com elas: ninguém é obrigado a compartilhar a mesa, carro ou qualquer outro espaço com um marmanjo seminu com fios de transpiração escorrendo axilas e dorso abaixo. E, nesse ponto, a regata ajuda e parece quase um traje de festa.

Camisa de time em shopping - adoro futebol, mas concordo com a reclamação: nem em shopping e nem em outro local público que não seja o estádio ou jogo entre amigos.

Chinelo - mais uma vez, estamos em vantagem: podemos usar centenas de modelos de sandalinhas de dedo e tamanquinhos leves e eles não podem usar chinelos? Pensando bem, não: precisam antes aprender a escolher os mesmos e, principalmente, entender que são usados nas mesmas circunstâncias das regatas ou em casa, mas de barba feita e roupa limpa de preferência.

Boné - calma: existem bonés bacanas, bem-acabados e proporcionais à cabeça que vestem superbem, complementando o visual do sujeito. Mas os bonés vagabundos, velhos e emprestados dos filhos acabam sendo a esmagadora maioria. Assim como a maior parte dos homens não entende a diferença entre um e outro, acabam usando mal e o tempo todo.

Perfume em excesso - pecado feminino também. É preciso aprender a escolher e depois borrifar: escolha algo mais leve para o dia e, se borrifar, é apenas uma vez! Perfume que invade é insuportável.

Joias grandes e em excesso - nem preciso dizer que aqui, mais uma vez, para homens e mulheres, menos é mais. Muito menos no caso deles.

Pois é, rapazes, somos muito exigentes ou será que dá para vocês elaborarem mais essas questões? Talvez seja uma abertura para revelar – com muita delicadeza e jeito – o que nós, mulheres, fazemos sem perceber e que vocês acham... inadequado!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: