Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Claudia Matarazzo

Claudia Matarazzo

Colunista

Claudia Matarazzo

Presentes úteis que amamos ganhar

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (16)

Claudia Matarazzo | 16/11/2023, 10:59 10:59 h | Atualizado em 16/11/2023, 11:01

Imagem ilustrativa da imagem Presentes úteis que amamos ganhar
Presentes devem, acima de tudo, dar prazer, mas a utilidade também é sempre bem-vinda |  Foto: © Divulgação/Canva

Um seguidor me perguntou o que dar para uma mãe de recém-nascido que não fosse para o bebê. Achei super pertinente a pergunta, pois, nesse momento, todos pensam na fofura da criança e esquecem a mãe, que carregou, alimentou e colocou no mundo toda essa gracinha.

Sei por experiência própria: jamais me esqueci de tia Helena – amiga ultrassofisticada de minha mãe que, em sua primeira visita à minha filha, surgiu em casa não com um mas com dois presentes para mim: um par de óculos escuros Chanel que uso até hoje, 26 anos depois, e um casaco de pele esportivo que ela já não usava (e naquela época ainda era aceitável), que usei muito em viagens por ser leve e despretensioso.

Ambos nada tinham a ver com fraldas, bebê ou ser mãe. Mas me deram um enorme prazer! Acredito que presente tem de ser assim: pode até não ser útil mas tem de dar prazer. E se, além de agradar for também útil, aí não tem erro mesmo!

Como nessa época presenteamos também familiares, amigos, colegas e chefes, pensei em várias alternativas boas para recém-mamães, mas que provavelmente agradarão outras pessoas, ajustando-se caso a caso.

Itens de primeiros cuidados - cremes, batons, óleos aromáticos... quem não gosta? Cheirinhos para a casa – tanto sprays de ambientes quanto águas perfumadas para roupa de cama. Não tem como não usar e a embalagem desses kits costuma ser também um presente em si.

Marmitas - que tal 15 dias de marmitas prontas (pode até ser uma vaquinha entre amigos ou colegas) para essa mãe não se preocupar com compras ou cozinhar? Eu certamente amaria, independente de estar com bebê em casa. É um presente sempre útil e bem-vindo.

Pagar folguista ou babá - mesmo que ela cuide sozinha do filho, haverá um dia ou um momento que precisará de um tempo. Dê um (ou mais) “vale-babá”, que pode servir para determinado fim de semana, o dia que precisar.

E, claro, combinado com uma pessoa da sua confiança e que ela conheça!

Pagar diaristas / faxineiras - ainda nessa linha, pague um mês de faxina semanal, pois a rotina muda muito e ela vai amar não precisar fazer esse trabalho mais pesado. Mesmo que tenha uma funcionaria em tempo integral, ela também estará ocupada com o novo bebê.

Vale-massagens - é o tipo do presente que nunca é desperdiçado: você está dando tempo de qualidade e prazer a essa pessoa e com a alternativa de ela escolher quando e como quer fazer isso.

Paz - esse vale mais para as mães mesmo: é que quando nasce o bebê, é um tal de cobrar que quer visitar ou mesmo aparecer com mimos (sem avisar) ou ainda dar conselhos sem que sejam pedidos e perguntar coisas inúteis e invasivas, como se o bebê está engordando, se está amamentando direito, etc. Respire.

Controle-se e não se ofereça para ir visitar. Espere ser convidada (o). Simples assim.

Em geral, precisamos de umas duas semanas pelo menos para entrar em uma nova rotina. Mesmo quem já tem filhos, também entra em outra vibe, pois é um ajuste grande.

Portanto, se puder dar espaço e tempo, acredite, estará contribuindo com algo muito precioso. Pense nisso e presenteie com prazeres desejados.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: