Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Claudia Matarazzo

Claudia Matarazzo

Colunista

Claudia Matarazzo

Arrase com greige

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (09)

Claudia Matarazzo | 09/11/2023, 10:08 10:08 h | Atualizado em 09/11/2023, 10:10


Imagem ilustrativa da imagem Arrase com greige
Greige está entre cinza e o bege |  Foto: © Divulgação/Canva

Flicts, a cor/personagem de Ziraldo, que mereceu um lindo livro na década de 1970, deve estar felicíssima: depois de meio século de luta para se fazer notar ao lado de vivos vermelhos e arrogantes amarelos, ela finalmente ganhou status de “must have” da indústria da moda, sendo considerada “obrigatória”, “muito chique” e “atemporal” entre outros adjetivos.

Mas flicts – nome fofo e original – foi rebatizada: esse foi o preço pago para frequentar o exigente universo têxtil. Ela agora se chama greige!

Se você não sabe que raios de cor é greige – e nem flicts –, o problema não é seu e sim de flicts (ou greige), cuja característica mais marcante (e repousante) é justamente ser neutra. O nome é uma mistura de gray, cinza em inglês, com beige (bege) e se pronuncia como se lê.

Greige é também o termo usado na indústria têxtil para descrever tecido não processado ou não acabado, que ainda não passou por etapas de tingimento, branqueamento ou acabamento.

É o estágio inicial do tecido antes de ser submetido a processos para obter a cor e a textura desejadas.

A cor mais similar ao greige é uma tonalidade neutra e suave que fica entre o cinza e o bege, muitas vezes considerada um “bege acinzentado”. Muito similar ao tom que o estilista Fendi imortalizou a ponto de hoje também ser conhecido não como cinza, ou café com leite, mas apenas como “fendi”.

Vantagens e armadilhas do greige: é realmente uma cor que combina com tudo!

Em ambientes decorados, é fria, repousante, mas não é o caso de aderir sem pensar, pois, junto ao rosto, greige é uma tonalidade que pode abater.

É neutra e fácil de combinar, mas enfeitar? Precisa entender como.

Não é uma cor que enfeite loiras, que “desaparecem” com greige, morenas ficam mais abatidas, orientais, com a pele de fundo oliváceo ou amarelado devem manter distância do tom, pretas talvez sobrevivam, dependendo do greige e do tom da sua pele, e as ruivas, de cabelos flamejantes e pele rosada talvez se beneficiem dele em sua versão mais clara.

Tons de greige: assim como o nude, que se apresentava em diferentes de tons entre o rosa-velho, rosa-claro, bege-rosado e outros, o greige também varia. E isso, quando falamos em colorismo, muda tudo!

Existe o greige quase marfim, aquele que puxa para o café com leite com tons mais quentes, o greige plúmbeo – quase um grafite. São vários, de modo que escolha bem o que vai preferir e o que te enfeita.

E atenção: use sempre algum tom complementar perto do rosto, nem que seja um lenço, colar, pérolas, para valorizar seu tom de pele e “neutralizar” os efeitos do greige.

Combinando o seu greige: use com roxo, sóbrio e ousado; com vermelho, supermoderno; com branco, leve e juvenil; com preto, elegante sem concessões; com verde, instigante e contemporâneo; com amarelo e laranja, estimulantes. Mas não se iluda: a cor precisa estar perto do seu rosto e olhos.

Flicts, a “cor personagem”, era tímida e maltratada. Agora, com a identidade greige, talvez se afirme mais. E talvez seja o caso de chamar Ziraldo, seu criador, para criar a flicts 2 e ver qual será o seu destino final.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: