Acompanhar o tempo com amor
Artigo da coluna Claudia Matarazzo, do Jornal A Tribuna
Não vamos falar sobre novo ano e como o tempo passa rápido, pois passa mesmo. Mas, se a gente acompanhar essa jornada com uma certa consciência e cuidados sistemáticos, conseguimos pelo menos adiar – e até mesmo evitar – os temidos sinais e manchas acentuados na velhice.
Aos 64 anos, minha convicção, aliada a uma boa disciplina, rendeu frutos e é disso que vamos falar: de como a sua rotina diária, devidamente ajustada, sem grandes gastos ou acrobacias, pode sim transformar seu visual e, mais que isso, o seu estado de espírito.
Acredite na ciência e em toda a pesquisa envolvida em qualquer produto. Entenda que por trás da embalagem em publicidade existe um propósito que deveria funcionar. Mas cabe ao consumidor, e apenas a ele, pesquisar, experimentar e aprovar. Se você não fizer isso direito, com método, não adianta.
De modo que o primeiro passo para o sucesso de qualquer tratamento/rotina é esquecer a frase-muleta “Não tenho tempo”. Arrume.
Ok, vamos a dicas práticas e verdadeiras, testadas com sucesso: há uma grande variedade de produtos, alguns específicos para peles masculinas e outros para as femininas. Há uma diferença entre elas e é preciso respeitar.
Novos produtos – Pesquise e ajuste. Nossa pele muda com o tempo. Não adianta “usar há 30 anos”. Pesquise, peça amostras, experimente (por pelo menos uma semana), crie o habito de prestar atenção nas mudanças e acolhê-las em vez de entrar em negação ou agredi-las com cirurgias invasivas.
Ainda, o fato de tratar, passar o creme ou óleo, massagear etc, em si, já é benéfico de fato e terapêutico espiritualmente.
Entenda as funções – Antigamente havia um creme da noite outro para o dia. Hoje temos, cremes, séruns (potencializadores dos cremes), limpadores bifásicos, loções, protetores. E cada um colabora e muito para a saúde da sua pele. Não adianta usar um e não o outro: eles se complementam, portanto, use e invista: custam o equivalente a uma refeição em restaurante, mas duram em média dois meses.
Lábios – Aprenda usar o hidratante certo e andar com ele nos bolsos, pois, com o tempo, o volume da boca tende a diminui e endurece a expressão. Mulheres: esqueçam batons “matte” que pioram e os gloss que escorrem. Procurem o que hidrata e pronto. E, rapazes, para vocês, vale o hidratante incolor, tá?
Maquiagem – Não precisa sair montada, mas alie-se a corretivos e iluminadores líquidos e lembre que eles tratam, além de atenuar manchas e iluminar. Homens podem usar com muita moderação.
Espaço, tempo e equipamento – Você vai passar pelo menos meia hora por dia com autocuidados (dividindo entre manhã e noite). Otimize esse momento: eleja um canto com tudo à mão.
Seja para pesquisar ou apenas a rotina diária, procure fazer sempre sozinho/a. É o seu momento de atenção para com você mesmo/a. Um encontro diário com a sua pessoa preferida. Não a deixe esperando e nem a trate mal. Cuide-se, como gostaria que cuidassem de você!