“Qualquer pessoa pode ser famosa”, diz filósofo
As redes sociais abriram as portas da fama para pessoas anônimas, que talvez nunca pudessem mostrar ao mundo o que são, o que têm ou o que pensam. A busca por curtidas, comentários e seguidores é algo que faz parte da vida da maioria das pessoas. Afinal, faz bem para o ego ser assistido e até virar referência em certos assuntos.
Mas qualquer pessoa pode se tornar famosa? Para o jornalista, filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu, a resposta é “sim”. Ele, que é autor do livro “Como se tornar uma Celebridade - Filosofando a Imprensa”, já lançou mais de 500 nomes à fama como Fernanda Colombo, Kadu Moliterno, Cris Cyborg, Nayara Justino, Adi Cudz, Eric Santos, Latino, MC Koringa e Fernanda Lacerda (Mendigata).
Fabiano contou que toda pessoa tem um talento, e às vezes nem sabe disso. E é por meio dessa aptidão que a fama vem. “Muitas vezes o talento vale mais que a imagem. É preciso ter estratégia para criar o personagem. Há casos em que o próprio nome da pessoa dá o personagem”, comentou. Fabiano destacou ainda que a imprensa tem papel fundamental como divulgadora de talentos.
A advogada capixaba Thaís Guisso, 27 anos, tem 266 mil seguidores no Instagram (@thaisguisso). Ela usa a rede social para dar dicas de receitas fit, como barra de cereal e bolo de banana, por exemplo. Além disso, fala sobre suplementos de pré e pós-treino e compartilha momentos da vida, entre eles, na academia.
"Conteúdo de qualidade", diz Fabiano Abreu
Fabiano de Abreu Não tem segredo. Qualquer pessoa pode ser famosa. Seja pela profissão, por algo que gosta muito de fazer ou até por ser engraçada. No Brasil, essa coisa do humor, do besteirol, pega muito.
Então se eu quiser ser famosa é só começar a postar as coisas e pronto?
Na verdade você precisa identificar um talento e fazer com que as pessoas acreditem que este talento é único, que só você pode fazer aquilo. É o marketing sobre si mesmo. Eu hoje moro em Portugal e tenho cidadania deste país.
Fiz um teste de Quoficiente de Inteligência (QI) e tirei 99 pontos. Fui para um programa de TV e eles disseram que eu era um português com o maior registro de QI. Lógico que deve ter mais portugueses com o QI igual ao meu, mas o marketing que criou-se em cima disso me tornou único.
E qual o papel da imprensa na fama ou na derrota de alguém?
A imprensa dá credibilidade. Quando você pesquisa algo sobre alguém e vê que ela está na imprensa de forma positiva, você acredita mais no trabalho dela. Se estiver de forma negativa, a carreira da pessoa pode ser destruída.
Que dica você dá para quem quer ficar famoso na internet?
Produzir conteúdo de qualidade, com conhecimeto de causa. A pessoa precisa entender do que posta e tem que estudar para isso. Se é médica, se é nutricionista, ou qualquer outra coisa, que as postagens tenham realmente relevância e inteligência para despertar o interesse dos seguidores. Às vezes, impulsionar publicação também.
Influenciadores pelo Estado
Viagens com o filho
A digital influencer Maira Miranda, 35, tem 292 mil seguidores no Instagram (@maenomundo). Ela criou o perfil para compartilhar dicas de viagens pelo mundo ao lado do pequeno Vicente, de três anos. “Me planejei para me tornar influenciadora. Pedi licença no meu serviço público, investi em equipamento e comecei a postar. Acabou dando certo. Hoje tenho parcerias com empresas”.
O advogado Guilherme Godinho, de 26 anos, conta com 367 mil seguidores no Instagram (@godguilherme), mas ficou famoso despretensiosamente. “Em 2017 fui o vencedor do Mister Espírito Santo e, a partir daí, meu Instagram bombou”, revelou.
Guilherme compartilha momentos de lazer e do dia a dia como praia e piscina com os amigos, além de festas e malhação.
Dicas de receitas
A digital influencer Aline Oliveira, de 24 anos, acumula 186 mil seguidores no Instagram (@aliineoliveira). Ela posta sobre diversos assuntos, com destaque para as receitas com os ingredientes que as pessoas têm em casa. Aline também dá dicas de viagens e pousadas. Ela curte a vida e a natureza “da melhor maneira possível”, como ela mesma descreve.