Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT EM FAMÍLIA

Passou dos 45 anos? É hora de fazer colonoscopia

| 24/08/2020, 16:00 h | Atualizado em 24/08/2020, 16:32
AT em Família

Redação jornal A Tribuna



          Imagem ilustrativa da imagem Passou dos 45 anos? É hora de fazer colonoscopia
Roseane Assis: “Mulheres são mais afetadas por doenças intestinais” |  Foto: Divulgação

O intestino é responsável pela absorção dos nutrientes essenciais para o funcionamento dos órgãos, eliminando os rejeitos, e, assim, garantindo a sobrevivência. Quando ele não trabalha bem, desperta um alerta que pode indicar problemas de saúde, alguns graves.

Quando surgem sintomas de constipação, diarreia, distensão abdominal por gases ou dor, sangue ou muco nas fezes, ou que mudaram o padrão do hábito intestinal, um médico deve ser consultado para verificar a causa, pois algumas patologias interferem na dinâmica do órgão.

Para esclarecer sobre a importância de adotar bons hábitos e prezar pela saúde do intestino, o AT em Família entrevistou a gastroenterologista e endoscopista Roseane Bicalho Assis.

A médica destacou que, independentemente do funcionamento intestinal, quem já passou dos 45 anos deve fazer colonoscopia pelo menos a cada 10 anos ou conforme os resultados. Esse exame avalia o interior do intestino grosso e do reto e auxilia o diagnóstico do câncer colorretal.

AT em Família – Quais condições ou comportamentos interferem no funcionamento do intestino?

Roseane Bicalho AssisA dieta é a principal responsável pelo equilíbrio da microbiota intestinal. Atividades físicas regulares têm efeito protetor, pois estimulam a contração do intestino e auxiliam no seu funcionamento.

O estresse atua na motilidade e no processo inflamatório do intestino e 90% da serotonina agem no órgão. Além disso, o uso excessivo de antibióticos altera a microbiota intestinal, aumentando o risco de várias doenças.

Quando é necessário buscar ajuda médica?

Indivíduos com sintomas de constipação intestinal, diarreia, distensão abdominal por gases ou dor abdominal, sangue ou muco nas fezes ou que mudaram o padrão do hábito intestinal devem procurar ajuda médica.

Quais são os principais sinais de alarme?

Sangramento nas fezes, redução do calibre das fezes e a anemia ou deficiência de ferro de causa não explicada.

A colonoscopia ajuda a prevenir doenças intestinais?

De forma preventiva, a colonoscopia é indicada a partir dos 45 a 50 anos, pelo menos a cada 10 anos ou conforme os resultados. A partir dos 40 para quem tem histórico familiar de câncer de intestino, ou pessoal de câncer de útero, ovário ou mama.

Por que as mulheres são mais afetadas pela má função intestinal?

A constipação intestinal é mais comum em mulheres devido às alterações hormonais, podendo, inclusive, ocorrer diarreia no período menstrual. As mulheres têm uma maior tendência para desenvolver câncer no cólon (intestino grosso) do lado direito, mas as causas permanecem indeterminadas.

Quais hábitos contribuem para um intestino saudável?

Manter uma dieta rica em fibras e vegetais frescos e evitar alimentos com agrotóxicos, excesso de sal, carne vermelha, defumados, conservantes e industrializados.

Não fumar nem abusar de álcool, tomar de 2 a 3 litros de água por dia, se exercitar regularmente, ter períodos de lazer, evitar o estresse emocional e definir horários para a evacuação também ajudam.

Qual a importância da função intestinal para o bom funcionamento do organismo?

O intestino é rico em bactérias boas que auxiliam no equilíbrio do organismo e auxiliam no processo da digestão e absorção dos alimentos. O conjunto dessas bactérias (microbiota intestinal) é responsável por manter o funcionamento do sistema imunológico.

Uma microbiota intestinal saudável previne doenças autoimunes, auxilia no controle do peso corporal, reduz o risco de diabetes e de resistência à insulina, além de prevenir contra o câncer.

Por outro lado, uma microbiota intestinal alterada reduz a imunidade, aumentando o risco de infecções, obesidade, diabetes, inflamação das células intestinais e até câncer, não só no intestino, mas também em outros órgãos.


Saiba mais


Tipos de intestino

  • O intestino é dividido em duas partes: delgado e grosso.

  • O delgado é responsável pela absorção de água e de todos os nutrientes ingeridos, essencial para o funcionamento dos órgãos e para a sobrevivência.

  • O grosso também absorve água em menor quantidade. Ele que é responsável pela formação, armazenamento e eliminação das fezes.


Pergunta do leitor



          Imagem ilustrativa da imagem Passou dos 45 anos? É hora de fazer colonoscopia
Valderez Fermiano, |  Foto: Acervo pessoal

Valderez Fermiano, 53 anos, do lar - O que pode estar relacionado à má função intestinal?

Intolerâncias alimentares, supercrescimento bacteriano do intestino delgado, doenças inflamatórias intestinais ou celíaca e até câncer do intestino.

Câncer em fase inicial pode não ter sintoma. É recomendado pesquisa de sangue oculto nas fezes anualmente ou colonoscopia a partir dos 45 anos.


Mariana Dávila, 27 anos, recepcionista - Qual a relação da prisão de ventre com o mau humor?

É difícil se manter bem-humorado com dor e distensão abdominal. Mas sabemos que o intestino é o segundo cérebro, e nossas emoções interferem no eixo cérebro-intestino, causando doenças funcionais. Como exemplo, a síndrome do intestino irritável, que pode se apresentar como diarreia ou constipação.


Fique por dentro


  • A disfunção intestinal pode estar associada a diferentes patologias, como hipo e hipertireoidismo, doenças do pâncreas e da vesícula biliar, doença do refluxo, Parkinson, depressão e ansiedade, entre outras.

  • 
          Imagem ilustrativa da imagem Passou dos 45 anos? É hora de fazer colonoscopia
    A disfunção intestinal pode estar associada a diferentes patologias |  Foto: Genildo Ronchi

    A alteração do hábito intestinal como diarreia, constipação intestinal, gases, distensão ou dor abdominal são sinais de que algo está errado.

  • O órgão é rico em bactérias boas que auxiliam no equilíbrio do organismo como um todo e auxiliam no processo de digestão e absorção dos alimentos.

  • Uma microbiota intestinal saudável auxilia no controle do peso corporal, reduz o risco de diabetes e de resistência à insulina e, ainda, previne câncer e doenças autoimunes.

  • Microbiota intestinal - Conjunto de bactérias boas que agem no intestino.

  • Disbiose - Desequilíbrio da microbiota que reduz a absorção de nutrientes.

Números

  • 90% da serotonina agem no intestino

  • 45 anos é a idade para começar a fazer colonoscopia preventiva

  • 30% dos casos de câncer de intestino podem ter relação com a obesidade

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

AT em Família

AT em Família, por Redação jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
AT em Família

AT em Família,por Redação jornal A Tribuna

AT em Família

Redação jornal A Tribuna

AT em Família