Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT em Família

AT em Família

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Maravilhas da fruta que é a cara do verão

| 25/01/2021, 10:39 10:39 h | Atualizado em 25/01/2021, 10:56

Os benefícios do coco não se limitam ao frescor proporcionado pela água, que é o que faz a fruta ser a queridinha na estação mais quente do ano. Seus derivados propiciam maravilhas para a saúde e a beleza.

A água, a farinha, a polpa (seca ou do coco maduro), o óleo e o leite podem ser inseridos de diferentes formas na rotina. Cada item com seus benefícios.

A água, por exemplo, é rica em nutrientes e ajuda na hidratação. O coco seco se torna um aperitivo para evitar as escapadas na dieta. O óleo é um bom substituto na reeducação alimentar e ainda tem benefícios além da alimentação.

A médica Franciany Dal’Col aproveita a água da fruta para se refrescar no calor do verão. Ela também utiliza um derivado na dieta e para fins estéticos.

“Incluo o óleo de coco na minha alimentação, pois ajuda na imunidade e no processo de emagrecimento. Já para pele e cabelo, uso para hidratação”, salienta.

A fruta é facilmente encontrada em solo brasileiro, por isso se torna uma forte aliada da boa alimentação quando introduzida corretamente na dieta e na rotina, diz a nutricionista Fernanda Pignaton.

“O coco auxilia na saciedade, fornece óleo com diversas aplicações, farinha funcional e até combate o envelhecimento e outras doenças”, cita a nutricionista.

Consumo
No verão, o consumo aumenta, mas não deve haver exagero. O ideal é de um a três copos por dia. “Não mais do que isso! Pois a água de coco é muito calórica”.

Imagem ilustrativa da imagem Maravilhas da fruta que é a cara do verão
A médica Franciany Dal’Col aproveita a água da fruta para se refrescar no calor do verão |  Foto: Fábio Nunes/ AT

Outro derivado do fruto já consagrado nas dietas, o óleo de coco também se popularizou para cuidados além da alimentação.

A ginecologista Anna Carolina Bimbato diz que ele ajuda a hidratar, lubrificar e higienizar a vagina, até protegendo da candidíase.

Para mulheres que se queixam de “secura vaginal”, o uso do óleo também torna a penetração “mais natural”. No entanto, o óleo enfraquece o látex e pode provocar o rompimento de preservativos desse material”, orienta Anna.

Especialistas alertam para risco de acne e dermatites

O óleo de coco ganhou destaque no universo da beleza devido ao seu poder de hidratação. Porém, especialistas ponderam sobre o uso correto para evitar acne e dermatites.

A dermatologista Aline Aarrão indica aplicar uma camada fina em áreas mais secas, como pernas e cotovelos. Ela diz que o óleo age como barreira, impedindo a perda de água e retendo a hidratação natural.

“É importante escolher um óleo de qualidade. Há risco de dermatite se contiver outros componentes.”

Para quem usa como removedor de maquiagem, Aline alerta para o risco de acnes e cravos, já que a pele do rosto tende a ser mais oleosa.

Nos cabelos, a farmacêutica e tricologista Cristal Bastos explica que o óleo tem alta penetração na fibra capilar, o que reduz a capacidade de absorção de água. Assim, fios saudáveis podem ficar duros.

Para fios secos ou danificados, o indicado é misturar a uma máscara com outro óleo vegetal mais fino, como abacate ou jojoba.

“Cosméticos com ativos de coco são muito bons, pois contêm o óleo em equilíbrio. Por seu potencial de penetração, entregam melhor seus benefícios de hidratação, nutrição e condicionamento da fibra”, afirma.

Os benefícios de cada derivado

Água

  • Com proteínas, vitaminas e minerais, é excelente para hidratar. Vitaminas do complexo B e a C combatem os radicais livres e preservam o material genético das células.
  • Faz o equilíbrio químico do corpo, auxilia no controle da pressão, melhora a imunidade, facilita as funções renais e a digestão e ainda protege contra várias doenças.

Óleo

  • Tem um alto poder umectante. Como ativo em sabonetes, xampus, cremes e pomadas, mantém pele, unhas e cabelos hidratados. Puro, tem que ser usado com moderação em áreas secas do corpo e na ponta do cabelo.
  • Na culinária, pode ser incorporado em diferentes receitas e substituir (com moderação) outros óleos.

Leite

  • Fonte de gorduras boas, vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e outros minerais.
  • Pode ser utilizado em diversos pratos doces e salgados, como bolos, tortas, suflês, moquecas e outros.
  • Não contém lactose, sendo opção segura para quem sofre de intolerância ou alergia.

Farinha

  • Seu alto teor de fibras contribui para o funcionamento do intestino e reduz a absorção do açúcar e das gorduras, o que ajuda a prevenir constipação, diabetes e colesterol alto.
  • Suas fibras têm uma alta absorção de água. Assim, se expandem e formam um gel ao chegar no estômago, ajudando na saciedade.

Polpa

  • Rica em nutrientes como fibras e gorduras boas, ajuda a prolongar a sensação de saciedade depois de uma refeição e evita que a pessoa “belisque” lanchinhos pouco saudáveis.
  • Em pequenas quantias, seu consumo pode até mesmo ser um grande aliado no processo de emagrecimento. Também é antioxidante.

Fonte: Especialistas entrevistadas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: