X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Ciência e Tecnologia

WhatsApp exibirá anúncios para usuários e terá canais pagos por assinatura

Aba "Atualizações" é usada por cerca de 1,5 bilhão de pessoas todos os dias, de acordo com dados da companhia


Ouvir

Escute essa reportagem

O WhatsApp anunciou, nesta segunda-feira (16), que passará a exibir anúncios na aba "Atualizações", onde atualmente aparecem os "Status" publicados pelos usuários. Segundo a empresa, o novo espaço publicitário permitirá a descoberta de empresas e a possibilidade de iniciar conversas com elas diretamente pelo aplicativo.

A novidade será implementada de forma gradual e faz parte de uma série de mudanças na plataforma. A aba "Atualizações" é usada por cerca de 1,5 bilhão de pessoas todos os dias, de acordo com dados da companhia.

Com a atualização, também será possível assinar canais dentro do WhatsApp. A assinatura, segundo a empresa, permitirá que usuários recebam atualizações exclusivas dos canais de interesse. Todos esses recursos ficarão restritos à aba "Atualizações" e serão exibidos separadamente das conversas pessoais dos usuários.

O WhatsApp diz que, para quem utiliza o aplicativo apenas para se comunicar com amigos e familiares, o serviço continuará o mesmo.

O aplicativo passará a contar também com canais promovidos. Segundo a empresa, o novo recurso tornará mais fácil descobrir canais que possam interessar aos usuários enquanto eles exploram o guia de canais.

Além disso, pela primeira vez, administradores de canais terão acesso a ferramentas para ampliar a visibilidade de seus conteúdos na plataforma. Canais que optarem por esse recurso aparecerão com uma identificação de "patrocinado".

COMPARTILHAMENTO DE DADOS?

O WhatsApp afirma que todos os novos recursos foram desenvolvidos com foco na privacidade dos usuários. As mensagens pessoais, chamadas e atualizações de status continuam protegidas por criptografia de ponta a ponta.

Segundo a empresa, mesmo com a introdução de anúncios na plataforma, o conteúdo das conversas permanece inacessível.

Para exibir anúncios no "Status" ou promover canais potencialmente relevantes, serão utilizados dados considerados limitados, como país ou cidade, idioma, canais seguidos e o modo como o usuário interage com os anúncios.

No caso de quem optou por integrar o WhatsApp à central de contas da Meta, a empresa também utilizará preferências de anúncios e dados compartilhados com outras plataformas do grupo, como Facebook e Instagram.

O WhatsApp afirma que nunca venderá nem compartilhará o número de telefone dos usuários com anunciantes. Por isso, conversas pessoais, chamadas e os grupos dos quais o usuário participa não serão utilizados para determinar os anúncios exibidos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: