X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Ciência e Tecnologia

Uma nova experiência para deficientes visuais

Dispositivo acoplado a óculos inteligentes é capaz de ler textos em voz alta e identificar rostos sem utilizar conexão com internet


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Uma nova experiência para deficientes visuais
Manoel Peçanha, do Instituto Luiz Braille, comemora nova tecnologia |  Foto: Fábio Nunes / AT

Um dispositivo capaz de ler textos em voz alta, identificar rostos, reconhecer produtos, identificar cores e cédulas, tudo sem a necessidade de uma conexão com a internet.

Acoplado aos “óculos inteligentes”, o aparelho proporciona uma nova experiência às pessoas com deficiência visual, permitindo autonomia.

Leia mais sobre Ciência e Tecnologia

O Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), realizou a aquisição de 54 unidades dos óculos de inteligência e visão artificial OrCam MyEye 2.0.

Ao menos sete foram doados ao Instituto Luiz Braille. Os demais foram doados a alunos da rede pública estadual.

“Os óculos fazem a leitura e tudo funciona pela audição. Ele consegue ler o rótulo de um produto, identificar cores e pessoas. Um simples movimento com o braço na frente dos óculos, independente se tem ou não relógio, ele informa o dia e a hora em tempo real”, explicou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

O primeiro público-alvo do programa são os alunos cegos da rede estadual de ensino, que receberam o dispositivo no início do mês.

“Todos os alunos identificados pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) receberam óculos. São do aluno. Treinamos o usuário, a família e a escola para o uso correto do equipamento”, explicou.

A intenção, de acordo com o secretário, é que os dispositivos sejam avaliados e novos possam ser adquiridos pelo Estado.

“Nossa intenção é alcançar os 14 Centros de Referência da Juventude (CRJ), mas antes vamos esperar o momento de adaptação e testar os resultados, para depois pensarmos em uma segunda compra”, destacou.

Cada óculos custou R$ 17.126,44. O dispositivo pesa 22,5 gramas e mede 7,6 cm por 2,1 cm.

Com os óculos, disponibilizados ao Instituto Luiz Braille, cerca de 300 pessoas poderão ter acesso à tecnologia. Uma delas é o presidente do instituto, Manoel Peçanha, que nasceu sem enxergar.

“Esses óculos vão beneficiar as pessoas no dia a dia. Essa tecnologia é um avanço, porque tem um custo muito alto e permite autonomia para que possamos fazer uma pesquisa ou leitura. Estamos muito felizes com essa aquisição e a oportunidade de pessoas do instituto terem acesso a essa tecnologia”, afirmou Manoel.


Óculos inteligentes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), realizou a aquisição de 54 unidades dos óculos de inteligência e visão artificial OrCam MyEye 2.0.

Já foram beneficiados alunos com deficiência visual na rede pública estadual de ensino e agora o Instituto Luiz Braille do Espírito Santo. Sete óculos foram entregues ao Instituto.

Tecnologia

A tecnologia israelense permite que deficientes visuais consigam ler e identificar pessoas por meio de áudio. Até 150 rostos podem ser reconhecidos pelo dispositivo.

Ele pesa apenas 22,5 gramas e mede 7,6 cm por 2,1 cm.

Fonte: Secti.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: