X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Ciência e Tecnologia

Nasa descobre outra 'Super-Terra' em zona habitável no Universo

Planeta orbita uma estrela anã vermelha de características diferentes do nosso Sol


Imagem ilustrativa da imagem Nasa descobre outra 'Super-Terra' em zona habitável no Universo
Ilustração mostra como a Super-Terra, na zona habitável ao redor da sua estrela, poderia parecer para um observador próximo |  Foto: Divulgação/NASA

O Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS) da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) fez a descoberta de mais uma "Super-Terra", desta vez, localizada a 137 anos-luz de distância do nosso planeta. Batizado como TOI-715b, o planeta pode ainda estar acompanhado de TOI-715c, outro planeta que, se confirmado, será o menor já descoberto pelo satélite americano.

Ambos orbitam uma estrela anã vermelha de características específicas, como ausência de brilho e temperaturas mais baixas que a do nosso Sol. A órbita em torno dela leva apenas 19 dias.

A tendência é de que os planetas tenham água líquida, um elemento crucial para condições de vida, devido à sua posição na chamada "zona habitável conservadora" do Universo. Esse termo se refere a áreas ao redor de uma estrela onde os planetas recebem insolação semelhante à da Terra.

Apesar de outros fatores, como uma atmosfera adequada, serem essenciais para sustentar água em estado líquido, a posição na "zona habitável conservadora" oferece uma perspectiva promissora, de acordo com o indicado pelas medições da agência americana.

A definição de "Super-Terra", segundo a Nasa, abrange planetas maiores e com massa até dez vezes superiores à da Terra. De acordo com o artigo publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, onde estão descritos os detalhes da descoberta, TOI-715b tem 1,55 vez o raio do nosso planeta, a massa por sua vez representa 3,02 Terras.

O sistema que envolve a nova Super-Terra deve ser alvo de análises partindo do James Webb, telescópio espacial da Nasa, que irá avaliar a existência de atmosfera e campo magnético dos planetas, critérios importantes para hipóteses como a existência de vida nos planetas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: