Nasa consegue capturar som feito por buraco negro
É a primeira vez que o barulho emitido é identificado e possível de ser ouvido

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) conseguiu capturar pela primeira vez o som emitido por ondas sonoras de um buraco negro no espaço. O vídeo com o áudio foi publicado do perfil oficial da agência estadunidense no Youtube.
Segundo pesquisadores, o barulho em questão é associado ao buraco negro localizado no centro aglomerado de galáxias de Perseu desde 2003.
De certa forma, essa sonificação - ou seja, a tradução de dados astronômicos em som - é se difere das feitas anteriormente porque revisita as ondas sonoras reais descobertas em dados do Observatório de raios-X Chandra da NASA.
Nesta nova sonificação de Perseu, as ondas sonoras previamente identificadas pelos astrônomos foram extraídas e tornadas audíveis pela primeira vez. Os sinais foram ressintetizados no alcance da audição humana, escalando-os para cima em 57 e 58 oitavas acima de seu tom verdadeiro. Isso equivale a dizer que os sinais sonoros estão sendo ouvidos 144 quatrilhões e 288 quatrilhões de vezes mais alto que sua frequência original.
Ouça áudio:
Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp
Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram