ESX 2025: robô e simulador de voo de balão na Praça do Papa
Evento de inovação e tecnologia ESX 2025 terá participação de startups e novidades como app interativo e tour de realidade virtual
Escute essa reportagem

Maior evento de empreendedorismo e inovação do Estado, o ESX 2025 – Innovation Experience Espírito Santo está chegando e vai trazer, entre os dias 10, 11 e 12 de julho, a oportunidade de conferir gratuitamente as novidades do setor.
Entre as principais atrações deste ano estão a oportunidade de ser atendido por robôs e participar de simulações de passeio de asa-delta, balão e rafting por pontos turísticos do Estado.
Quatro robôs estarão posicionados em pontos estratégicos e terão a função de recepcionar, orientar e até conduzir os visitantes aos estandes e espaços desejados. Eles também são capazes de interagir com o público por meio de perguntas, passar curiosidades do evento e até fazer registros fotográficos.
“Imagine você chegando e sendo atendido por um dos nossos robôs. Além de responder dúvidas, levam a pessoa até o espaço desejado e ainda enviam uma selfie direto para o WhatsApp do visitante. É um atendimento simpático, tecnológico e funcional”, explica Igor Melo, analista do Sebrae-ES.
Turismo
Além de conhecer os robôs, os visitantes poderão ainda sobrevoar pontos turísticos do Estado ou ainda fazer um rafting radical. Tudo em simuladores de realidade virtual. “É uma ação que une tecnologia, diversão e valorização do nosso território”, conta Lairane Roni, analista do Sebrae ES e representante da Lupa de Turismo.
As imagens, captadas em 360 com drones e câmeras especiais, trazem uma sensação realista de sobrevoo em pontos como Pedra Azul, Itaúnas, Cachoeira da Fumaça, o Grande Buda de Ibiraçu e a orla de Guarapari.
Segundo Filipe Lago, da Unidade de Inovação do Sebrae-ES, a pessoa usa óculos de realidade virtual e realmente se sente dentro do passeio. “Quem estiver no evento vai conhecer o Espírito Santo de um jeito diferente”.
Igor Melo é responsável por outra novidade do evento: o aplicativo do ESX, que centraliza todas as informações e interações do evento. Pelo app, é possível acessar a programação, se localizar no mapa dos estandes, criar uma agenda personalizada, compartilhar postagens em um feed colaborativo e até interagir com palestrantes em tempo real.
“O aplicativo vai colocar o ESX na palma da mão. Além de se conectar com pessoas e conteúdos, o participante pode fazer perguntas nas palestras, entre outras coisas”.
“Um cesto de experiências e de ideias”

AT: Qual o diferencial do ESX?
Eurípedes Pedrinha: O ESX agrega mais conteúdo, mais startups e mais presença de ecossistemas do que a maioria dos eventos de negócios e inovação que temos no País. São mais de 160 palestrantes ao longo dos três dias, trazendo conteúdos incríveis. Ao mesmo tempo, temos mostras de empresas locais, empresas de fora e startups de todas as regiões do Brasil.
AT: Quais são as grandes novidades do ESX neste ano?
Eurípedes Pedrinha: Temos várias. Primeiro, um evento mais maduro, mais focado em tecnologia e negócios, mas sem perder a pegada de festival, que sempre foi sua marca registrada. Este ano, a abertura ao público acontece a partir das 13 horas. Pela manhã, reservamos o espaço para encontros estratégicos entre o ecossistema de inovação, startups e agentes locais de inovação.
À tarde, continuamos com as experiências e interações ao público: robôs circulando, estandes interativos, escape rooms com desafios de inovação, simuladores de turismo… É uma verdadeira imersão.
AT: Quem não é empreendedor ou da área de inovação também pode aproveitar o evento?
Eurípedes Pedrinha: Com certeza. Para quem ainda não empreende, o ESX é um verdadeiro cesto de experiências e de ideias. Temos robótica, simuladores, praça de alimentação com produtos locais, estandes de empresas e instituições que apresentam novidades tecnológicas e soluções inovadoras. E claro, os cinco palcos de conteúdo, com mais de 160 palestrantes compartilhando tendências, cases e oportunidades. É impossível não se inspirar.
AT: Como o evento aproxima grandes empresas das startups e pequenos negócios?
Eurípedes Pedrinha: Um dos nossos objetivos foi abrir espaço para os grandes desafios tecnológicos das grandes empresas. Teremos uma rodada de tecnologia em que essas empresas apresentarão seus problemas atuais e futuros. Com isso, pequenos empreendedores e startups poderão oferecer soluções ou usar essas demandas como briefing para desenvolver novas ideias. Uma ponte entre demanda real e inovação prática.
AT: O que o aplicativo agrega à experiência do participante?
Eurípedes Pedrinha: O app é uma das grandes novidades. Ele integra todo o ecossistema do evento: expositores, palestrantes, patrocinadores e visitantes. Vai permitir a coleta de dados, mapeamento do fluxo de público, geração de leads e acompanhamento do impacto de cada conteúdo. Tudo para ajudar na consolidação de uma comunidade de inovação.
AT: Quantas startups participarão do evento este ano?
Eurípedes Pedrinha: Serão 300 startups, com representação de mais de 12 segmentos — como agrotechs, fintechs, salestechs e outros. Dessas, cerca de 170 são de fora do Espírito Santo e 130 do Estado. É o maior número de startups já reunido no evento.
Innovation Experience Espírito Santo 2025
Quando: 10, 11 e 12 de julho de 2025 (quarta, quinta e sexta-feira) das 13h às 21 horas.
Onde: Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória.
Ingressos: Entrada gratuita, com inscrições em https://esx.com.es/
Programação
O evento contará com mais de 160 palestrantes em cinco palcos de conteúdo, com temas como transformação digital, criatividade, sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e diversidade.
300 startups expositoras de 24 estados brasileiros e regiões do País, incluindo fintechs, edtechs, martechs, entre outras.
Escape rooms temáticas com desafios de inovação.
Espaço sensorial para acolhimento de pessoas neurodivergentes.
Praça de alimentação.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários