Cientistas criam 1º embrião humano sintético do mundo. Entenda
Embrião foi criado em laboratório a partir de células-tronco
Escute essa reportagem
Cientistas do Reio Unido e dos Estados Unidos anunciaram nesta semana a criação dos primeiros embriões humanos sintéticos, criados em laboratório por meio de células-tronco e sem a necessidade de óvulos ou espermatozoides.
O feito inédito foi apresentado na reunião anual da Sociedade Internacional para Pesquisa de Células-Tronco (ISSCR, da sigla em inglês), nos EUA. As informações são do site O Globo.
Leia outras notícias de Ciência e Tecnologia aqui
Segundo a pesquisadora que descreveu o trabalho, os embriões atingiram os primeiros estágios de desenvolvimento humano, e podem ser usados em estudos para fornecer informações sobre distúrbios genéticos ou causas de abortos espontâneos.
O cultivo dos embriões se deu a partir de células-tronco embrionárias, um material que tem a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta. O feito conseguiu se desenvolver até pouco mais de 14 dias, quando ainda não há coração pulsante, intestino ou começo de cérebro.
Não se sabe ainda se o embrião teria condições de continuar o processo de amadurecimento e chegar à criação de órgãos. Mas, apesar dos poucos dias de desenvolvimento, o modelo mostrou a presença de células primordiais que são precursoras do óvulo e do esperma.
LEIA TAMBÉM:
Curativo 3D para tratar queimaduras e câncer
Cientistas criam ovos geneticamente modificados que não provocam alergia
Comentários