Banhista flagra golfinhos na Praia de Camburi. Assista
Uma analista de segurança da informação praticava canoa havaiana quando fez o registro
Escute essa reportagem
"É indescritível". Essa é a resposta da analista de segurança da informação, Anna Carolina Rodrigues Santiago, de 28 anos, sobre o que sentiu ao ver vários golfinhos nadando tão perto da areia da Praia de Camburi, em Vitória.
A jovem fez um registro do show particular dos mamíferos, por volta das 5h40 da manhã desta quinta-feira (9), enquanto praticava canoa havaiana, na altura do Clube dos Oficiais, na avenida Dante Michelini.
LEIA TAMBÉM
Inscrições para 10 mil vagas em cursos gratuitos no ES terminam nesta sexta
Cinco apostas do ES faturam prêmio de R$45 mil na Mega-Sena
Tempo fechou? Veja a previsão do tempo para o fim de semana no ES
"Eu sempre fui apaixonada pela natureza, então ver uma vida marinha assim tão perto é emocionante demais! E quando eles sentem que tem gente por perto, aí que começa o show", contou Anna.
De acordo com o biólogo e mestrando em Biologia Animal na Ufes Daniel Gosser Motta, o aparecimento desses animais pode estar relacionado com um número maior de sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) nas praias do Estado e do Brasil.
"A sardinha-verdadeira é bastante comum por toda costa brasileira, e o seu período de defeso iniciou-se em outubro de 2022 e termina no final de fevereiro 2023. O período de defeso garante a continuidade da espécie, pois elas estão na sua época reprodutiva, com isso há o aumento da sua população nesse período", explicou o especialista.
Segundo Daniel Gosser, nenhum dos dois animais apresentam riscos para os banhistas. Ele explica que o máximo que pode acontecer é algumas sardinhas passarem entre as pessoas que estiverem na água.
"Não há restrições sobre (encontrar esses animais nadando próximo à areia), mas se encontrar qualquer animal marinho encalhado, indico ligar para o número 0800 039 5005, onde uma empresa especializada irá resgatar o animal de forma adequada", orientou o biólogo.
Filhotes de tubarão
Na tarde do último domingo (5), banhistas tomaram um susto com a presença de filhotes de tubarão na Praia de Camburi, na altura do bairro Jardim Camburi.
De acordo com o especialista Daniel Gosser, o aparecimento desses animais é muito comum, em todo o litoral do Espírito Santo. No entanto, a proximidade da orla pode acontecer por estarem debilitados, atrás de algum cardume ou para reprodução. Nesse último caso, só se estiverem próximo a algum estuário.
"Todo animal selvagem oferece riscos de se defenderem de alguma forma, no caso do tubarão, com uma mordida. Por isso é protocolo a retirar dos banhistas do mar. Mas essa espécie encontrada é a Rhizoprionodon porosus, conhecido popularmente como cação-frango, que não causa perigo aos seres humanos", explicou.
Comentários