X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Youtuber de 20 anos revela ter osteoporose

Neto Silva descobriu a doença em meio à rotina sedentária, alimentação inadequada e pouca exposição solar


Imagem ilustrativa da imagem Youtuber de 20 anos revela ter osteoporose
Youtuber Neto Silva trabalha publicando vídeos sobre jogos eletrônicos. |  Foto: © Divulgação

Uma doença silenciosa se mostrou presente na vida do influenciador digital José Cláudio da Silva Menezes, conhecido como Neto Silva. Aos 20 anos, ele foi diagnosticado com osteoporose.

A descoberta da enfermidade foi feita em meio à rotina sedentária,  alimentação inadequada e pouca exposição solar. 

De acordo com o médico  ortopedista Bernardo Terra, a  osteoporose é a perda de massa óssea que predispõe a pessoa a ter mais riscos de fraturas nos ossos. 

Neto Silva, que atualmente trabalha publicando vídeos no YouTube sobre o universo dos games, competia no jogo Free Fire e foi o Top1 Global por nove meses, entre  2019 e 2020. 

Em 2020, Neto desistiu de competir por conta do cansaço da rotina de ficar várias horas jogando, e atualmente  atua  como youtuber. No final de 2021, foi diagnosticado com osteoporose. 

“Eu estava uma semana somente dormindo, sem ânimo, sem sentir fome. Aí pensei que tinha anemia. Fui ao médico, fiz uma bateria de exames para ver se havia algo de errado. No exame de sangue constava que meus ossos estavam fracos. Mas não me importei”, comentou, ao falar sobre como descobriu a enfermidade.

Posteriormente, outro problema ocorreu, fazendo-o voltar a procurar um especialista.

“Passou um tempo, resolvi fazer uma corrida e torci o pé. A cada passo eu estava torcendo as pernas, e aí notei que tinha algo errado. Além disso, quando eu durmo, sinto a parte da costela que encosta no colchão doer”.

Diagnóstico

Após realizar exames,  recebeu o diagnóstico: tinha osteoporose do tipo primária.

“Senti raiva quando recebi o resultado porque ter 20 anos com um problema desse é complicado”, comentou o jogador.

Para o tratamento, foi orientado a tomar vitaminas, ficar exposto ao sol todos os dias por 30 minutos e também a cortar  refrigerante.   

O médico Bernardo Terra afirmou que existe a osteoporose de causa primária e a de causa secundária, sendo que a primeira está relacionada à questão genética do paciente, enquanto a segunda é voltada para questões relacionadas a doenças e a algumas medicações, por exemplo.  

Doença atinge principalmente mulheres após a menopausa

Médicos  afirmaram que a osteoporose em pessoas jovens não é algo comum e explicaram que ela tende a ocorrer  em mulheres após a menopausa e principalmente nas que estão acima dos 60 anos. 

“Nessa situação do influencer, é importante também investigar as causas secundárias da osteoporose, como doenças renais, doenças disabsortivas intestinais (fibrose cística  e  doenças inflamatórias intestinais) e alto consumo de refrigerantes, por exemplo”, disse o ortopedista e traumatologista Fabrício Nascimento Almeida.

Sobre os sintomas do youtuber, o ortopedista Bernardo Terra disse que eles, a princípio, não estão relacionados à osteoporose, pois esta é uma doença assintomática até a pessoa ter fraturas ósseas. 

“Em relação às dores na costela do influenciador, elas podem ter acontecido por ele ficar muito tempo sentado. Não é benéfico uma pessoa ficar mais de uma hora sentada numa cadeira. E a torção na perna pode ter ocorrido por ele ser sedentário, pode ter uma fraqueza muscular”, explicou. 

Os médicos falaram, por outro lado, que os hábitos do jovem, como ficar sem tomar sol e o sedentarismo, podem contribuir para o desenvolvimento de osteoporose no futuro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: