Voluntários do CVV oferecem apoio emocional nas festas de fim de ano
Voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) ficam 24 horas de plantão para ouvir pessoas com problemas emocionais
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Momentos de celebrações em família e com os amigos, o Natal e o Ano Novo são, para boa parte das pessoas, situações de alegria, satisfação e recomeço. Porém, para outras, essas datas podem trazer sentimentos de solidão, tristeza, angústia e pressões sociais, como a obrigação de estar feliz ou as tensões nas reuniões familiares.
É justamente neste período do ano que o Centro de Valorização da Vida (CVV) promove uma campanha interna para mobilizar os voluntários para oferecerem um número maior de horas para quem busca o serviço.
Responsável pela equipe do CVV Vitória, Ana Marcia Erler diz que o atendimento é feito pelo número 188 e pelo webchat, disponível no site cvv.org.br.
O voluntário precisa ter 18 anos completos e participar de um curso de capacitação oferecido de forma gratuita pelo CVV.
“A pessoa tem que ter disponibilidade de tempo para poder fazer plantão e para doar calor humano, um pouco da sua atenção. É como se fôssemos um amigo temporário naquele momento que a pessoa está precisando desse apoio”, explica Ana Marcia.
Segundo ela, são três meses de capacitação, em que os facilitadores do CVV observam se o voluntário tem o perfil necessário para atuar no centro.
Voluntários
Sobre o Natal, quando a procura pelo serviço aumenta, Ana prefere frisar a importância da participação dos voluntários. “No Natal, o que a gente percebe é que quanto mais voluntário tem para escutar, menor é o número de filas que ficam aguardando. O que a gente quer é diminuir a fila, a espera”.
“A gente trabalha durante todo o Natal, todo o Ano Novo, todas as festas, nas madrugadas. Então, quanto mais pessoas tiverem atendendo, mais a gente vai conseguir dar conta das demandas”, explica.
A responsável pelo CVV Vitória ressalta que pessoas que procuram o 188 querem é alguém para falar.
“São pessoas que estão sofrendo, elas querem alguém para desabafar, ser escutado com respeito, com atenção, sem pressa, sem julgamento”, destaca Ana.
“Então, o voluntário do CVV é alguém que sabe escutar. Alguém que saiba acreditar que o outro, pode sair daquela situação, basta ele ter um ambiente onde se sinta acolhido”, afirma.
Mais de 47 mil ligações do Espírito Santo, diz relatório
As ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV) com origem na Região Metropolitana de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim e Região, por DDD do Espírito Santo, somam 47.276 chamadas, entre atendidas e não atendidas, de janeiro a setembro.
Os dados são do Relatório de Atividades Nacionais do CVV – 3º Trimestre de 2024.
No último trimestre, foram 16.633 chamadas originadas do Estado para o 188. Os estados que mais utilizaram foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia.
As cinco unidades da federação somam, em média, cerca de 155 mil ligações em cada mês, o que é algo esperado em função de serem algumas das mais populosas do País, segundo o relatório do CVV.
Já as unidades da federação com menos chamados são Amapá, Acre, Roraima, Tocantins e Mato Grosso do Sul.
Em uma análise baseada no tamanho populacional, correspondentes ao total de chamadas por 100 mil habitantes o Estado registrou 131 chamadas em setembro, 143 para agosto e 135 em julho.
Rondônia, Distrito Federal, Piauí, Minas Gerais e Rio Grande do Norte registram o maior volume. O menor índice de ligações ficou com Tocantins, Amapá, Acre, Roraima e Maranhão.
A responsável pela equipe do CVV Vitória, Ana Marcia Erler, destaca que nenhum dado pessoal das pessoas atendidas é armazenado. “A gente não guarda o nome de quem ligou. Não é necessário. A gente não está conversando com o nome de uma pessoa. Nós estamos conversando com alguém e valorizando o que ele tem lá dentro. A humanidade dela”, afirma.
SAIBA MAIS
É necessário ter 18 anos completos
Centro de Valorização da Vida (CVV)
O CVV está com inscrições abertas para voluntários.
Para se candidatar é preciso ter 18 anos completos.
As inscrições podem ser feitas no https://cvv.org.br/seja-voluntario.
Os inscritos passam por uma capacitação de três meses com facilitadores do CVV.
No posto da entidade, em Vitória, são 35 voluntários.
A CAMPANHA realizada em todo o País é para ampliar o número de participantes.
o voluntário do CVV é alguém que sabe escutar. “Alguém que saiba acreditar que o outro pode sair daquela situação, basta ter um ambiente aonde a pessoa se sinta acolhida”, explica Ana Marcia Erler, responsável pela equipe do CVV Vitória.
Relatório
A Central 188 realiza levantamento trimestral e no último de pesquisa (setembro de 2024), o mês se destaca com 258.984, sendo o sábado o dia da semana com maior número de chamadas. Trata-se do Relatório de Atividades Nacionais do CVV – 3º Trimestre de 2024.
Espírito Santo
As ligações para o CVV com origem na Região Metropolitana de Vitória (027) e Cachoeiro de Itapemirim e Região (028), por DDD do Espírito Santo, somam 47.276 chamadas, entre atendidas e não atendidas, de janeiro a setembro.
No último trimestre, foram 16.633 chamadas originadas do Estado para o 188.
Em uma análise baseada no tamanho populacional, correspondentes ao total de chamadas por 100 mil habitantes, o Estado registrou 131 em setembro, 143 para agosto e 135 em julho.
Brasil
No último trimestre, os estados que mais utilizaram o CVV foram: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia.
As cinco unidades da federação somam, em média, cerca de 155 mil ligações em cada mês, o que é algo esperado, em função de serem algumas das mais populosas do País, segundo o relatório do CVV.
Já as unidades da federação com menos chamados são Amapá, Acre, Roraima, Tocantins e Mato Grosso do Sul.
Por 100 mil habitantes, Rondônia, Distrito Federal, Piauí, Minas Gerais e Rio Grande do Norte registram o maior volume de ligações.
O menor índice de ligações ficou com Tocantins, Amapá, Acre, Roraima e Maranhão.
Fonte: Ana Marcia Erler e relatório CVV.
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