X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Vitória vai ganhar centro permanente de adoção de animais

Novo espaço, em Barro Vermelho, contará com acessibilidade, rampas e atendimento veterinário. Obra deve ser entregue no próximo ano


Imagem ilustrativa da imagem Vitória vai ganhar centro permanente de adoção de animais
Projeto do Centro Permanente de Adoção de Animais (CPAA): valor da obra está estipulado em R$ 797.758,60 |  Foto: Divulgação / PMV

Vitória vai ganhar um novo espaço equipado e adequado para que eventos de adoção de animais sejam realizados semanalmente.

A previsão é que a construção do Centro Permanente de Adoção de Animais (CPAA) comece neste ano e fique pronto em até 1 ano e 2 meses. A novidade ganhará corpo e forma no Parque Pianista Manolo Cabral, no Barro Vermelho.

Leia mais sobre Cidades

De acordo com o prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini, quando estiver em funcionamento, o centro será capaz de comportar cerca de 100 cães e gatos cuidados por protetores, Organizações Não Governamentais (ONGs) e pelos programas em desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) durante os eventos de adoção.

“Esse é um equipamento público que foi pensado junto com os protetores de animais. O projeto foi concebido e feito para que se tenham locais adequados para os animais, para, de fato, ser a casa dos animais no Espírito Santo. É uma medida que dá continuidade às políticas públicas para a qualidade ambiental e o bem-estar animal”, disse Pazolini.

Quando as obras de construção forem concluídas e o CPAA entrar em funcionamento, a expectativa é de que a visitação e a adoção de pets ocorram semanalmente, aos sábados, como já acontecem no no Parque Pianista Manolo Cabral quinzenalmente.

A intenção é acostumar o público com o local destinado para adoção de cães e gatos na capital. “Com o Centro Permanente de Adoção, os capixabas passam a ter, de fato, uma referência, uma casa dos animais”, ressaltou o prefeito.

“Temos alguns critérios para que aconteçam as adoções. Primeiramente, a pessoa não pode ter um histórico de abandono, ou seja, não pode ter adotado e negligenciado um animal. O CPF do tutor também é cadastrado para que a adoção seja feita”, completou Pazolini.

Os pets destinados à adoção no CPAA serão castrados, vermifugados e vacinados, como rotineiramente já acontece nos eventos de adoção de animais promovidos pela prefeitura, com apoio de entidades parceiras da causa animal.

O novo espaço contará com acessibilidade, rampas, estacionamento, gatil, canil, atendimento veterinário, depósito, recepção, entre outros. O valor da obra é R$ 797.758,60.

Além disso, Vitória anunciou a ampliação de mais mil procedimentos, por ano, na castração de cães e gatos, com o projeto Vitória da Castração Animal.

Você sabia?

O Vitória da Castração Animal atende, principalmente, as regiões de vulnerabilidade. Conforme legislação, 80% das vagas são destinadas a tutores em situação de vulnerabilidade social e protetores independentes que possuem sob sua tutela animais em situação de abandono.

Imagem ilustrativa da imagem Vitória vai ganhar centro permanente de adoção de animais
Estacionamento, gatil e canil também estão previstos no projeto |  Foto: Divulgação / PMV

Protetores comemoram iniciativa

Com a novidade da construção do Centro Permanente de Adoção de Animais (CPAA), protetores e grupos que resgatam animais comemoram a iniciativa da Prefeitura de Vitória.

Uma delas é Aigline de Menezes, de 51 anos, fundadora da ONG Patinhas da Vila. Ela fala que construir um espaço específico para ser palco desses eventos semanalmente é uma grande esperança.

“O animal só é realmente salvo quando encontra uma família, um lar. Nos abrigos e sob o cuidado de protetores, eles possuem apenas o básico”. Ela compara a estadia a um hotel simples.

“Quando tiramos um animal da rua, ele vai para um lar temporário, que na verdade é um miniabrigo. É como se fosse um hotelzinho simples. Eles precisam muito desse local para serem cuidados, para terem a saúde estabelecida, serem olhados com mais atenção. Mas chega um tempo em que eles já não encontram mais o que realmente precisam. O carinho e a conexão com os seres humanos”.

Priscila Prudencio, voluntária do Patinhas Carentes, ressalta a importância da construção de um local específico e adequado para que os eventos de adoção aconteçam. “Existem vários grupos que acolhem animais, e até protetores independentes. Ter um centro específico para que os eventos de adoção aconteçam beneficia a todos”.

Os pets resgatados pelas ONGs e pelos protetores, que participam de eventos de adoção, são, geralmente, animais encontrados nas ruas ou em situações de maus-tratos.

“Devido ao grande número de animais abandonados, ONGs e protetores não conseguem realizar todos os resgates necessários, sendo assim a gente prioriza os animais em estado de saúde grave, na maioria das vezes, ou estado de perigo/maus-tratos”.

Os resgates acontecem a partir de pedidos de ajuda enviados pelas redes sociais ou até por voluntários dos grupos. “A primeira coisa que fazemos é encaminhá-los ao veterinário”, disse Priscila.

O centro, assim que finalizado, será palco para eventos de adoção de animais com participação de protetores e ONGs cadastrados em Vitória, mas as regras e normativas serão discutidas e estruturadas antes do início das atividades.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: