Vitória estuda devolver Cais do Hidroavião ao Governo Federal
O Hidroavião funcionou por nove anos, sendo substituído pelo aeroporto de Goiabeiras
O antigo Cais do Hidroavião, localizado no bairro Santo Antônio, em Vitória, será devolvido para a Secretaria de Patrimônio da União (SPU). O imóvel está cedido para a prefeitura da capital desde 2019.
Desde que assumiu o espaço, a prefeitura buscou restaurar a estrutura histórica para que o local fosse ocupado da melhor forma, seja com um restaurante ou próprio para eventos culturais.
No entanto, em 2021, após a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) realizar estudos de viabilidade econômica, houve entendimento de que a ocupação do espaço deveria levar em consideração o potencial turístico que o Cais do Hidroavião tem, incluindo a possibilidade de transformá-lo em um empreendimento ligado à economia criativa.
Mas, percebeu-se, que esse novo projeto só se viabilizaria via parceria privada ou com alguma instituição.
Também ficou constatado que o imóvel é tombado como patrimônio histórico, natural e cultural, e sua concessão só seria possível sem que houvesse possibilidade de exploração econômica, o que praticamente inviabiliza a concessão do imóvel para uma Organização da Sociedade Civil Organizada (OSC).
Nesse sentido, a SPU foi consultada e informou que a atual cessão do imóvel não prevê que seja para fins de exploração econômica, sugerindo então que o município devolvesse o imóvel.
Por nota, a prefeitura informou que já está adotando os trâmites para realizar essa devolução.
Histórico
> Em 2019, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) fez um contrato de cessão de uso do espaço para o município de Vitória
> Em 2020, a CDTIV publicou um edital de chamamento público, visando buscar interessados para um acordo de cooperação com Organização da Sociedade Civil Organizada (OSC) para a gestão do imóvel, mas não houve interesse de nenhuma entidade em promover melhorias e ocupar as instalações.
> Em 2021, após a CDTIV realizar estudos de viabilidade econômica, houve entendimento de que a ocupação do espaço deveria levar em consideração o potencial turístico que o Cais do Hidroavião tem, incluindo a possibilidade de transformá-lo em um empreendimento ligado à economia criativa.
> No entanto, esse novo projeto só se viabilizaria via parceria privada ou com alguma instituição.
> Também ficou constatado que o imóvel é tombado como patrimônio histórico, natural e cultural, e sua concessão só seria possível sem que houvesse possibilidade de exploração econômica, o que praticamente inviabiliza a concessão do imóvel para uma Organização da Sociedade Civil Organizada (OSC).
> Nesse sentido, a SPU foi consultada e informou que a atual cessão do imóvel não prevê que seja para fins de exploração econômica, sugerindo então que o município devolvesse o imóvel.
Sobre o Cais do Hidroavião
> O Cais do Hidroavião foi construído em 1939 para receber aviões que pousavam direto na água. Sendo o primeiro aeroporto do Estado.
> Ele está localizado no bairro Santo Antônio, em Vitória, nas margens do Rio Santa Maria.
> A localização foi definida devido à calmaria das águas e à topografia do bairro, além da proximidade com o Centro.
> O Hidroavião funcionou por nove anos, sendo substituído pelo aeroporto de Goiabeiras.
Fonte: Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDTIV)
Comentários