Vitória entre as cidades que mais têm itens esquecidos em carros
Capital é a 7ª cidade no ranking no ranking elaborado por empresa de transportes via aplicativo. São Luís, do Maranhão, lidera a lista
Escute essa reportagem
Mochila, carteira, óculos e até as chaves de casa. A empresa de transporte por aplicativo Uber divulgou a lista dos objetos mais esquecidos pelos usuários durante as viagens pelo aplicativo no último ano.
Entre as cidades, Vitória ocupa a sétima posição no levantamento. O ranking foi elaborado de acordo com dados proporcionais para a população de cada município e se refere ao ano de 2022.
A capital do Maranhão, São Luís, lidera a lista, seguida por Itajaí, em Santa Catarina, e Brasília, no Distrito Federal.
Para o motorista de aplicativo Gleyson Braga, de 33 anos, que atua na Uber há seis anos, a pressa é o principal motivo que leva aos esquecimentos.
“Muita gente desce do carro já apressada ou desatenta devido à urgência de chegar ao compromisso marcado”, comentou.
Além dos apressados, outro perfil de passageiro que costuma deixar os pertences para trás são aquelas pessoas que estão voltando de festas de madrugada. “A pessoa já consumiu bebida alcoólica, está de noite e ela não consegue enxergar tão bem”, justificou.
O levantamento da empresa indicou que nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras o objeto mais esquecido pelos usuários é o guarda-chuva.
Já aos finais de semana, o cooler para armazenar bebidas acaba ficando no carro. O horário em que a maioria dos esquecimentos dos passageiros aconteceu foi entre as 21 e as 23 horas.
Entre os casos mais curiosos, o motorista Gleyson lembra que uma passageira chegou a esquecer uma agulha com o frasco de insulina no banco de trás:
“Ela acionou o próprio aplicativo. Voltei para a casa dela na mesma hora para entregar. Ela, inclusive, estava com horário marcado para tomar o medicamento.”
Contato
Segundo a empresa Uber, o passageiro que perder pertences em uma viagem pode comunicar a perda no próprio aplicativo, por meio do ícone “Suas Viagens”, e entrar em contato com o motorista.
Se o item perdido foi justamente o telefone celular, é possível utilizar o aplicativo de outro usuário para informar o esquecimento e obter o contato do motorista.
Além disso, também é possível realizar o procedimento pelo site uber.com.
Achados e perdidos
Voltando da balada
O vendedor Lucas Silva Dias, de 26 anos, já teve a experiência tanto de encontrar objetos perdidos, quando foi motorista de aplicativo por um ano e meio, quanto de perder itens pessoais.
“Já perdi tênis e roupas, voltando de balada à noite. Quando fui motorista, uma mulher esqueceu a bolsa com todos os documentos. Ela ia viajar para o Rio de Janeiro. No final, consegui devolver a bolsa”, contou.
Cuidado redobrado
Atenção na viagem
A estudante Taiane Oliveira, de 23 anos, se considera uma pessoa cuidadosa. Ela diz que nunca perdeu itens em carros de aplicativo, mas já presenciou a prima esquecer vários objetos.
“Minha prima já perdeu muitas coisas na Uber, por isso sempre fico atenta. Eu uso o serviço quando saio para algum evento, mas quando ando com o material da faculdade o meu cuidado é redobrado”, contou a jovem.
Leia mais
Mais de 6 mil estão liberados para ter arma no ES
Projeto itinerante exibe filmes de graça em cidades do ES. Veja onde assistir
conseguiu recuperar
Calçado do bebê
Sempre quando sai com o filho, o pequeno Gabriel, de um aninho, a consultora comercial Milena Tavares, de 24 anos, está cheia de bolsas.
“Já perdi o sapatinho dele, mas o motorista estava próximo e retornou para me entregar a tempo”, lembrou aos risos.
Outro objeto que a jovem conseguiu recuperar após ter esquecido no banco do carro foi uma carteira. “Tinha um dinheiro importante dentro dela. Consegui falar com o motorista pelo aplicativo e ele me devolveu a carteira”, lembrou.
saiba mais
As cidades
1º) São Luís, Maranhão.
2º) Itajaí, Santa Catarina.
3º) Brasília, Distrito Federal.
4º) Maceió, Alagoas.
5º) Florianópolis, Santa Catarina.
6º) Natal, Rio Grande do Norte.
7º) Vitória, Espírito Santo.
8º) Salvador, Bahia.
9º) Recife, Pernambuco.
10º) Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Os objetos mais esquecidos
1º) Mochilas.
2º) Roupas.
3º) Carteira ou bolsas.
4º) Celulares e/ou câmeras fotográficas.
5º) Fones de ouvido e/ou caixinhas de som.
6º) Dinheiro.
7º) Óculos.
8º) Guarda-chuva.
9º) Joias, relógios e itens de maquiagem.
10º) Chaves.
Orientações da Uber em caso de esquecimento
Se estiver com o celular, abra o menu tocando no ícone superior à esquerda, toque em “Suas Viagens” e selecione a opção que você deixou algo no carro.
Toque em “Itens perdidos”, e, em seguida, em “Entrar em contato com meu motorista sobre um item perdido”.
Deslize para baixo, digite o número de telefone que você gostaria de ser contatado e clique em enviar.
Se o item perdido foi justamente seu telefone pessoal, o procedimento pode ser feito pelo celular de outro usuário.
Também há a opção pelo site uber.com.
Faça o login em sua conta. No menu “Problemas com uma viagem específica e reembolsos” clique em “Itens Perdidos”, depois em “Entrar em contato com o motorista sobre um objeto perdido” e digite o número de telefone de um amigo.
Leia mais
Vacinação contra a gripe é ampliada para população acima de seis meses
Igreja anuncia transferências de padres na Arquidiocese de Vitória. Veja lista
Comentários