Vitória entre as capitais com mais bares
Levantamento aponta que a cidade tem 149 estabelecimentos a cada 100 mil habitantes e fica atrás de Belo Horizonte e Florianópolis
Escute essa reportagem
Belo Horizonte, em Minas Gerais, até pode ser conhecida como a capital dos bares, mas Vitória não fica muito atrás quando o assunto é boteco.
Levantamento inédito feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com base no novo Censo e nas informações da Receita Federal, mostrou que a proporção de bares por habitantes em Vitória é a 3ª maior entre as capitais do País. São 149 estabelecimentos a cada 100 mil habitantes.
A ilha só perde para Belo Horizonte, que desponta na liderança com 178 bares, e Florianópolis, em Santa Catarina, com 150 bares por 100 mil moradores.
“Existia uma espécie de consenso que a capital mineira era a cidade com maior concentração de bares. Então veio a ideia de descobrir se era isso mesmo, já que o Censo acabou de sair e conseguimos monitorar a quantidade de bares de cada lugar. E, de fato, Belo Horizonte está na frente”, conta José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel.
Leia mais:
Modelos raros em coleção com mais de 250 Barbies
Diário de mãe e filha vira livro
Ele ainda conta que a presença de Vitória no 3º lugar não foi uma surpresa para a associação responsável por cruzar os dados. “Existem capitais que têm uma vida noturna muito agitada, então já tínhamos essa expectativa”.
No entanto, a capital capixaba está muito à frente da cidade do Rio, que ocupa o 8º lugar, e São Paulo, que é a 14ª colocada.
A boa colocação de Vitória também não é uma novidade para Rodrigo Vervloet, presidente do Sindbares-ES.
“O capixaba gosta de bar e a gente pretende chegar ao 1º lugar. Temos a previsão de que o segmento irá crescer pelo aumento da demanda e porque houve um fechamento grande de bares nos últimos dois anos por conta das restrições da covid. O setor tem essa característica de regenerar muito facilmente”, afirma.
Proprietário do Sabor da Cachaça ao lado da mulher, Caroline Doro, Felipe Elias se mudou de São Paulo para Vitória há cinco anos para comandar o bar e restaurante. “Sempre acreditei muito nesse segmento”, diz.
Hoje, o estabelecimento emprega 12 funcionários. Entre eles, o gerente Josué Souza Vieira, 32.
Comentários