Vitória e Cariacica terão escola militar em 2022
Escute essa reportagem

Diferente do modelo tradicional de ensino, muitos pais têm sonhado em matricular os filhos em escolas cívico-militares. Isso está perto de se consolidar a partir do ano que vem pelo menos em três municípios: Vitória e Cariacica, além de Viana, que terá a segunda unidade.
Cariacica terá sua primeira escola cívico-militar, no bairro Itanguá, e será em tempo integral. A obra foi iniciada e a previsão é de ser concluída em janeiro de 2022, com aulas previstas para março. Serão 400 vagas.
O município, que se prepara para ter outra unidade, já fez consulta pública com a comunidade escolar da Escola Professor Cerqueira Lima, em Jardim América. A intenção é atender 600 alunos da rede municipal do 6º ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino, também em 2022.
A Secretaria de Educação de Cariacica informou que os oito militares que vão atuar nas escolas cívico-militar já estão sendo selecionados e passarão por entrevistas nos próximos dias. O restante será professores da rede municipal.
Na capital, a Secretaria Municipal de Educação informou que o município aderiu ao programa das escolas cívico-militares do governo federal. Já foi realizada uma pesquisa de interesse com a comunidade escolar e a maioria foi favorável ao modelo.
Atualmente, o município está mapeando o local a ser contemplado. Essa definição deverá ser anunciada até o segundo semestre. A previsão é de iniciar as aulas no ano letivo de 2022 e a escola cívico-militar será uma nova unidade de ensino, abrindo mais vagas na rede municipal de Vitória.
“Recentemente, participamos da Capacitação dos Profissionais do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), que foi extremamente importante para sanar dúvidas”, disse a capitã Estéfane da Silva Franca Ferreira, vice-prefeita de Vitória.
Ela também falou sobre o modelo de ensino. “Sou militar de formação e sei como os ensinamentos e valores trabalhados pela cultura militar, como a valorização do civismo, o patriotismo, a hierarquia, a disciplina, a pontualidade e o amor pela pátria são importantes para a nossa sociedade, comunidade escolar e vida dos alunos fora da escola”.
Os detalhes sobre matrículas e outras informações serão divulgados posteriormente.
Novo colégio em Viana abre vagas
Viana, que anunciou a segunda escola cívico-militar, pretende abrir entre 300 a 400 vagas no início de 2022, além de garantir 800 vagas para os alunos que já estudam na unidade, que será transformada em um novo modelo
As vagas serão destinadas a estudantes do 1º ano do ensino fundamenta I até o 9º ano do fundamental II, segundo a secretária de Educação de Viana, Luzian Belisario.
Na última terça-feira, o projeto de implantação da segunda escola cívico-militar foi apresentado à comunidade, na unidade de ensino Professora Divaneta Lessa de Moraes, em Campo Verde, escola que será reformulada para a modalidade cívico-militar.
A primeira unidade, inaugurada em 2019, fica em Vila Bethânia, como destaca Mauro Temporim, capitão da reserva e um professores da escola cívico-militar.
Durante a audiência na terça-feira, o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, e a secretária de Educação, deram detalhes de implantação do projeto e a metodologia que será aplicada, entre outras informações.
Além da aprovação por unanimidade na transformação da escola para cívico-militar, foi assinada a ordem de serviço para a manutenção predial e corretiva da unidade de ensino, bem como o projeto de ampliação. O investimento será de R$ 2.194.042,015. A escola terá quadra, campo e a primeira piscina semiolímpica de Viana.
SAIBA MAIS - ESCOLA MILITAR
O que são?
- A principal característica das escolas cívico-militares é que a gestão escolar é feita através de profissionais da educação e militares.
- Os professores são, em geral, responsáveis pela parte pedagógica enquanto os oficiais atuam na administração e em questões de disciplina.
- As escolas devem atender, preferencialmente, de 500 a 1 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e/ou médio.
- Os municípios precisam fazer uma consulta pública com a comunidade sobre o modelo.
SITUAÇÃO NOS MUNICÍPIOS
Vitória
- Aderiu ao programa das escolas cívico-militares do governo federal e já realizou pesquisa de interesse com a comunidade escolar, com maioria sendo favorável ao modelo.
- O município está mapeando o local que irá receber a escola nesse formato, definição que deverá ser anunciada até o segundo semestre.
- As aulas deverão ser iniciadas no ano letivo de 2022 e a escola cívico-militar será uma nova unidade de ensino, abrindo mais vagas na rede municipal da capital.
- Já foi definido junto ao governo federal que os profissionais militares para atuar na unidade da capital serão selecionados pelo Ministério da Defesa. Serão, de modo geral, oficiais que pertencem à reserva das Forças Armadas.
- Serão no mínimo três e no máximo 18 oficiais selecionados para atuar como oficial de gestão educacional, oficial de gestão escolar e monitor(es). Eles atuarão como auxiliares da gestão escolar e na colaboração e desenvolvimento de projetos.
Cariacica
- Terá sua primeira escola cívico-militar, no bairro Itanguá, e será em tempo integral. As obras devem ser concluídas em janeiro de 2022, com aulas previstas para março. Serão 400 vagas.
- O município se prepara para ter outra unidade e já fez consulta pública com a comunidade escolar da Escola Professor Cerqueira Lima, em Jardim América. A intenção é atender 600 alunos da rede municipal do 6º ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino, também em 2022.
Vila Velha
- A Secretaria Municipal de Educação informou que fez adesão às escolas cívico-militares no município. Uma formação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), do governo federal, já foi realizada e atualmente a secretaria está em fase de planejamento para as próximas etapas.
Serra
- O prefeito Sérgio Vidigal, ao ser indagado sobre interesse por escola cívico-militar, afirmou: “Não temos nenhuma dificuldade, inclusive tem espaço, desde que o governo federal financie o custeio”.
Viana
- Primeira escola: o município inaugurou no ano passado uma escola cívico-militar, em Vila Bethânia, com 600 alunos matriculados. O projeto foi elaborado pelo própio município, que agora anunciou uma nova escola nessa modalidade de ensino.
- Segunda unidade: a nova unidade cívico-militar ficará na Escola Professora Divaneta Lessa de Moraes, em Campo Verde, espaço que será reformulado para atender ao modelo educacional.
- A escola tem atualmente 800 alunos estudando, mas com a reformulação — que contempla manutenção predial e ampliação do espaço —, será possível abrir entre 300 a 400 vagas para novos alunos no início de 2022.
- As vagas serão destinadas a alunos do 1º ano do ensino fundamenta I até o 9º ano do fundamental II.
Comentários