X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

VÍDEO | Mais de 700 caranguejos são devolvidos ao meio ambiente


Mais de 700 caranguejos-uçá foram apreendidos e devolvidos ao meio ambiente pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), desde o último sábado (27), quando teve início o terceiro período de andada do crustáceo, que vai até esta sexta-feira (5).

As apreensões aconteceram na Vila Rubim, em Maria Ortiz, na Estação Ecológica Ilha do Lameirão e em feiras livres da cidade. 

De acordo com a prefeitura, o total de caranguejos-uçá apreendidos chegou a 722 e, além deles, a fiscalização também apreendeu três guaiamuns, que estão ameaçados de extinção. Nesta terça-feira (2), foram apreendidos mais 254 caranguejos durante fiscalização na água.

Ainda segundo a Administração da capital, a ação aconteceu porque estão proibidos captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização do caranguejo-uçá em todo o Espírito Santo.

A prefeitura do município ainda explicou que antes de serem devolvidos ao manguezal, é feita a biometria dos crustáceos, com a medição de sua carapaça.

"A biometria nos permite ter uma referência quanto aos animais capturados ilegalmente. Muitas vezes, são capturadas fêmeas com ovas, o que é ainda pior. Temos que pensar que esses 722 caranguejos poderiam ser, no futuro, uma população 10 vezes maior”, explica o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger.

O que são as "andadas"

Imagem ilustrativa da imagem VÍDEO | Mais de 700 caranguejos são devolvidos ao meio ambiente
|  Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Vitória

As andadas são os períodos de reprodução dos caranguejos, quando machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal.

Isso ocorre de janeiro a abril, durante as semanas de lua cheia ou nova. A quarta andada será entre os dias 28 de março e 3 de abril.

Nesses períodos, a Semmam reforça a fiscalização em terra e no mar. Também são realizadas ações educativas e de sensibilização sobre a andada do caranguejo. Só na última semana, foram abordadas cerca de 2,2 mil pessoas.

Além das feiras de Goiabeiras e Santo Antônio, que incluíram abordagens a comerciantes, frequentadores e catadores, e da exposição “Manguezal: múltiplos olhares”, que está na entrada da sede da PMV, em Bento Ferreira, até a próxima sexta-feira (5), das 8 às 17 horas, a equipe realizou ações em prédios da administração municipal, com foco nos servidores, e na Casa do Cidadão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: