VÍDEO | Com estradas fechadas, paciente é levada de helicóptero para transplante
A paciente mora em um distrito de Marechal Floriano e tinha poucas horas para chegar no hospital em Vila Velha
Escute essa reportagem
Uma idosa, de 70 anos, foi transportada por uma aeronave do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Noater), da Secretaria da Casa Militar, do distrito de Araguaya, em Marechal Floriano, na região Serrana do Espírito Santo, até o hospital em Vila Velha, para realizar um transplante de rim.
Na fila de espera pela doação do órgão, a paciente, identificada como Ilda, recebeu a notícia da equipe médica, na manhã desta quinta-feira (1), sobre o recebimento de um rim provavelmente compatível com as condições dela.
A partir daí, teve início uma corrida contra o tempo para que a paciente não perdesse a chance de realizar o transplantar. Por conta das fortes chuvas dos últimos dias, o deslocamento de Ilda pelas rodovias seria muito demorado - uma vez que há queda de barreiras em diversos pontos da BR-262 e, em Viana, a pista estava interditada durante a manhã por conta de alagamento.
Para conseguir realizar o transplante, a paciente precisaria chegar até as 14 horas, desta quinta, no Hospital Evangélico, em Vila Velha. O tempo seria o suficiente para realizar os exames necessários e a preparação devida para conseguir ir para cirurgia às 18 horas (tempo limite de sobrevida do órgão).
Por conta da dificuldade de transporte que permitisse tempo suficiente para o transplante, o Notaer foi acionado. A paciente e uma acompanhante dela foram colocadas pela tripulação no helicóptero e levadas até o heliponto na Rodoviária de Vitória, de onde seguiu com o Samu até o hospital.
Comentários