X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

VÍDEO | Cliente flagra carne com peso errado em supermercado


Ouvir

Escute essa reportagem

Um cliente do supermercado Carone de Jardim Camburi, em Vitória, compartilhou um vídeo em um aplicativo de mensagens mostrando uma peça de carne embalada a vácuo com peso real de mais de um quilo abaixo do especificado na etiqueta.

No vídeo, o cliente, que não foi identificado, mostra uma peça de miolo de alcatra que trazia na etiqueta o peso de 2 quilos e 802 gramas, no valor de R$ 84.

Em seguida, ele coloca a peça sobre uma balança do açougue do próprio supermercado, que indicou que o peso real da carne era de 1 quilo e 558 gramas. O vídeo foi compartilhado inicialmente em grupos de moradores de Jardim Camburi e acabou chegando ao Procon Estadual.

O órgão informou que, ontem, realizou uma ação de fiscalização no supermercado, em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) e a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), e não encontrou irregularidades na pesagem de alimentos.

Segundo o advogado especialista em Direito do Consumidor e professor da Unisales, Renato Ferron, quando há divergência entre a embalagem e a quantidade real do produto, a diferença deve ser ressarcida em dobro ao consumidor.

Caso isolado, diz empresa

Imagem ilustrativa da imagem VÍDEO | Cliente flagra carne com peso errado em supermercado
|  Foto: Divulgação

Segundo o diretor do Grupo Carone, Willian Carone Júnior, o caso aconteceu na última quarta-feira, e foi resultado de um erro de pesagem isolado.

“Acreditamos que o funcionário errou e pesou duas peças, emitindo uma só etiqueta, o que acabou deixando aquela com um preço maior. O funcionário foi identificado pelas câmeras”, explicou o diretor.

Segundo ele, no momento em que fez o vídeo, o cliente foi atendido por funcionários, que constataram o erro e pesaram demais peças expostas na presença dele. “Mesmo assim, ele decidiu publicar o vídeo depois”, disse.

Em novembro de 2019, a mesma rede de supermercados foi alvo de apuração do Procon sobre divergências em pesos de produtos como queijo e embutidos. Na época, o Carone admitiu que substituiria 30 balanças.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: