VÍDEO | Água suja de obra é jogada na praia de Iriri e moradores reclamam
Escute essa reportagem
Os moradores do balneário de Iriri, em Anchieta, litoral Sul do estado, reclamam de uma água barrenta que chegou ao mar na direção da Praia dos Namorados nesta terça-feira (22).
A água escura saía de uma mangueira que estava ligada a uma obra de um prédio que fica bem em frente à praia. Moradores fotografaram e filmaram a cena.
A professora Maria Luzia Alpoim, que mora próximo ao local, conta que a ação foi um desrespeito à natureza.
“A empresa que está responsável pela obra colocou uma mangueira para escoar a água na areia da praia. A água foi parar no mar, prejudicando o meio ambiente. Eu, que sou apaixonada pelo meio ambiente, achei um desrespeito com a natureza. Eles precisam chamar um carro-pipa ou fazer qualquer outro tipo de ação, mas jogar a água suja na praia, não”, disse a professora.
Quem fez as filmagens disse que ficou horrorizado com a situação. “A água que saía da mangueira tinha muito barro. Como mostra nas filmagens, a praia ficou muito suja, o mar ficou vermelho de barro. Um absurdo o que a empresa estava fazendo”, disse o morador, que prefere não ser identificado.
Para o também morador de Iriri André Serrão, foi um susto muito grande ver o mar e a pedra sem suas cores naturais. “Independentemente de qual seja o tipo de dejeto, via pública, praia e pedras não são locais para jogarem seja o que for. Se fosse água limpa, por exemplo, não teria cor acinzentada e não mancharia pedras e o mar”, disse André.
A secretária de Meio Ambiente de Anchieta, Jéssica Martins, disse que, após as denúncias realizadas pelos moradores, enviou uma equipe de fiscalização até a Praia dos Namorados e identificou o líquido como sendo água do lençol freático.
“Nossa equipe de fiscalização já esteve no local e pedimos que a empresa retirasse a mangueira da praia. A empresa atendeu imediatamente nosso pedido. Se trata de água do lençol freático, e tinha um pouco de terra, por isso a cor. Não é água suja, se fosse a empresa poderia ser multada. Mas já foi tudo resolvido”, explicou a secretária.
Comentários